Minas é o segundo estado do país a desenvolver um plano de segurança hídrica

Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH), importante instrumento para avançar na gestão sustentável das águas, tem previsão de finalização no primeiro semestre de 2024

Minas Gerais é o segundo estado do país a desenvolver um Plano de Segurança Hídrica, importante instrumento para avançar na gestão sustentável dos recursos hídricos.

Conservar e recuperar a cobertura vegetal e a biodiversidade; manter a quantidade e qualidade da água; controle da poluição, uso racional dos bens e serviços ecossistêmicos; e garantir a provisão, principalmente daqueles associados à água são os principais focos do plano, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e executado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) é a fase de planejamento do Programa Somos Todos Água, na qual estão definidas as intervenções estratégicas para a promoção da garantia hídrica.

Para o diretor geral do Igam, Marcelo da Fonseca, a elaboração do PMSH demonstra um olhar estratégico do Estado de Minas Gerais para o atingimento da segurança hídrica, pensando no planejamento objetivo e prático, cuja elaboração vai desde a etapa da definição de critérios objetivos e técnicos para a priorização de áreas.

“Além disso, a elaboração de projetos é o grande diferencial do Plano Mineiro, que além do diagnóstico e da proposição de ações, já será contemplado com um banco de projetos executivos, visando o início imediato da sua implementação, tão logo seja concluído”, explicou.

A analista ambiental do Igam e coordenadora do PMSH, Lívia Costa, destacou que um plano de segurança hídrica desempenha um papel fundamental para o Estado de Minas Gerais. “A economia e qualidade de vida da população dependem, em grande parte, da gestão sustentável dos recursos hídricos”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, a implementação de um plano de segurança hídrica torna-se crucial para enfrentar os desafios decorrentes das variações climáticas e do crescimento da demanda de água. “É nesse contexto que o PMSH vem sendo desenvolvido, projeto prioritário do Governo de Minas Gerais para os próximos períodos, cujo objetivo é ampliar a segurança hídrica no estado a partir de ações integradas e permanentes”, ressaltou.

O primeiro estado brasileiro a desenvolver um plano de segurança hídrica foi o Rio de Janeiro.

Programa Somos Todos Água

O Somos Todos Água é um programa estratégico de segurança hídrica e revitalização de bacias hidrográficas de Minas Gerais, que tem como objetivo ampliar a segurança hídrica no estado, a partir da promoção de ações integradas e permanentes.

O programa é um guarda-chuva em que vários projetos vão se associando a ele durante o decorrer do tempo. Atualmente, o programa Somos Todos Água tem associado o Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) e o Projeto de Revitalização da Bacia do Viamão.

Realizações

O processo de execução iniciou em 2022 e, até o momento, já foram realizados as etapas de estudos, levantamentos e diagnósticos.
Atualmente, já está em fase de finalização do mapeamento das áreas prioritárias.

É importante destacar que o processo conta com a colaboração e contribuição da sociedade civil em debates, discussões de critérios, apresentações de mapas temáticos, por meio das oficinas e eventos de forma presencial.

A etapa de “Estudos e Levantamentos” do PMSH contou com dez estudos, que tiveram resultados apresentado via canal do Sisema no Youtube. Alguns dos temas abordaos foram:

• oferta e demanda hídrica;
  • fatores de pressão que influenciam a qualidade das águas;
  • vulnerabilidade hídrica e exposição do ambiente ao rompimento de barragens e reservatórios off-stream;
  • avaliação da conservação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos;
  • situação do saneamento básico e inventário de intervenções estruturais e não-estruturais (com a proposição de novas intervenções), entre outros.

Mobilização

Aproximadamente 3.465  pessoas participaram dos eventos realizados para o desenvolvimento do PMSH, entre membros da sociedade civil, Organizações Não Governamentais (ONGs), representantes dos comitês de bacias hidrográficas, do setor produtivo, instituições acadêmicas e poderes públicos federal, estadual e municipal.

O evento de largada foi a Oficina 1, que levou a discussão sobre os critérios para a seleção de áreas prioritárias à segurança hídrica em Minas. A Oficina 2  abordou a definição de critérios e métricas para a seleção de áreas prioritárias à segurança hídrica em Minas Gerais.

As oficinas 3 e 4 foram presenciais para definição das áreas prioritárias, além da apresentação de resultados da etapa de estudos e levantamentos.

Próximas fases

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) tem previsão de finalização no primeiro semestre de 2024. As próximas fases incluem a entrega dos do Banco de Projetos, Plano de Comunicação e Resumo Executivo.

Além disso, haverá cinco oficinas para discussão do Banco de Projetos, separadas por Unidades Estratégicas de Gestão (UEG), e quatro mini eventos para apresentação dos resultados das etapas. Por fim, haverá uma apresentação final do PMSH.

• Clique aqui para acompanhar o andamento da elaboração do PMSH.

Fique por dentro dos acontecimentos nas redes sociais e siga @segurancahidricamg. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelos e-mails segurancahidrica@meioambiente.mg.gov.br e pmsh@pmsh.com.br.