Minas Consciente já conta com adesão de 75% dos municípios mineiros

Atualizações do plano foram apresentadas em coletiva virtual

  • ícone de compartilhamento

Durante coletiva virtual desta quinta-feira (17/9), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Douglas Cabido, falaram sobre o desempenho apresentado pelo Minas Consciente. Até o momento, 636 municípios já aderiram ao plano. O número corresponde a 75% das cidades mineiras. 

“Nesta semana não tivemos retrocesso de ondas em nenhuma região do estado. Isso mostra que a flexibilização vem tendo um bom ritmo e que os indicadores de Saúde vêm permitindo a retomada das atividades econômicas de forma segura”, pontuou Cabido.

Carlos Eduardo Amaral destacou que um dos objetivos do plano sempre foi colaborar para a manutenção da capacidade assistencial no estado e também possibilitar uma previsão do momento em que a rede pudesse apresentar uma alta mais expressiva na ocupação de leitos. “Todos os nossos indicadores nos auxiliam a identificar se a tendência é de piora do quadro ou de desocupação, com melhorias na capacidade assistencial”, explicou o secretário.

O plano conta com três grandes grupos de indicadores: a incidência, que mostra como a doença está hoje, a capacidade de atendimento, que sinaliza como estão os dados dos hospitais, e a velocidade de avanço da doença, que permite às equipes técnicas entenderem se a covid-19 está em progressão ou em regressão.

Carlos Eduardo Amaral reforçou que, caso haja uma piora nos índices avaliados, a secretaria vai sinalizar a necessidade de regressão nas ondas do plano, para que cada região seja orientada quanto ao caminho mais indicado a seguir.



Últimas