Minas conquista média anual de investimentos de R$ 68 bilhões

Balanço, apresentado durante o Assembleia Fiscaliza 2022, também indica estratégias que alavancam o crescimento da economia mineira

Crédito: William Dias / ALMG

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) realizou balanço parcial das ações da pasta durante o primeiro ciclo do Assembleia Fiscaliza 2022, na tarde dessa terça-feira (5/7), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

À frente da apresentação, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, discorreu sobre os resultados de investimentos no estado, com destaque para o programa Minas Livre para Crescer (MLPC). Entre 2019 e junho de 2022, foram revogados 601 atos normativos obsoletos, 701 atividades econômicas foram dispensadas de alvarás e mais de 250 municípios aderiram às diretrizes do programa, que tem por objetivo desburocratizar e simplificar o ambiente de negócios em Minas.

De acordo com Passalio, com um ambiente de negócios mais livre para quem quer empreender, a atração de investimentos em Minas aumentou. Só em 2022, foram R$ 43,17 bilhões atraídos. A média anual de investimentos que, até 2018, era de R$ 11,8 bilhões, atualmente gira em torno de R$ 68 bilhões. “É um salto e tanto na atração de investimentos”, completou o secretário.

Outra pauta importante é referente aos investimentos destinados ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), além de linhas de crédito liberadas para mitigar os danos provocados pelas chuvas. A instituição disponibilizou R$ 504,4 milhões no primeiro trimestre de 2022, 76% a mais em relação a 2021. Já para a habitação popular, foram habilitados R$ 252,8 milhões.

O secretário destacou ainda investimentos em energia solar, que somaram R$ 7,6 bilhões apenas em 2022. Segundo ele, Minas Gerais é o estado com maior potência instalada de geração de energia fotovoltaica: são mais de 2,5 MW, o que corresponde a 16,8% da produção nacional.

Já na Copasa, dos R$ 1,4 bilhão previstos para este ano, foram executados R$ 197 milhões no primeiro trimestre. Uma das regiões contempladas é o Norte de Minas, com o Sistema São Francisco, que vai garantir o abastecimento de água de Montes Claros nos próximos 30 anos, beneficiando 430 mil pessoas.

* Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.