Minas apresenta 4º Inventário de Emissões e Remoção Antrópicas de Gases de Efeito Estufa

Documento mostra atualização das estimativas de emissões e remoções de gases de efeito estufa no estado

  • ícone de compartilhamento

O 4° Inventário Estadual de Emissões e Remoção Antrópica de Gases de Efeito Estufa (GEE) foi apresentado durante a 29ª Reunião Extraordinária da Câmara de Políticas de Energia e Mudanças Climáticas (CEM) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), em 4/8. O documento fornece uma atualização das estimativas de emissões e remoções de gases de efeito estufa do estado de Minas Gerais, visando identificar as principais fontes de emissão, tendências e elementos para subsidiar políticas públicas eficazes para mitigação das emissões no território mineiro.

A apresentação foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Alessandro Campos, e por representantes do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade. O prognóstico é também uma forma de estimular a adoção de práticas e tecnologias mitigadoras das emissões de gases de efeito estufa.

Para o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas, Alessandro Campos, o inventário é fundamental para a construção de uma estratégia de enfrentamento à emergência climática. “O documento é indispensável para a análise das questões relacionadas à intensificação do efeito estufa causado por atividades antrópicas, disponibilizando informações para a proposição de metas e políticas de redução de emissões e para a construção do Plano de Ação Climática do Governo do Estado de Minas Gerais”, enfatizou.

Entre as diretrizes adotadas pelo Governo de Minas estão o compromisso de neutralizar os Gases de Efeito Estufa (GEE) no estado até o ano de 2050; a atualização do Inventário de Emissões e Remoções de GEE e o Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais no prazo de 12 meses, com o desenvolvimento de cenários para zerar as emissões até 2050 e adotar uma meta intermediária de redução de emissões de GEE para 2030.

Para receber contribuições e coletar comentários e sugestões a respeito da versão preliminar do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para o estado de Minas Gerais foi disponibilizado um formulário de consulta pública.

Para acessar o relatório preliminar do 4° Inventário Estadual de Emissões e Remoção Antrópicas de Gases de Efeito Estufa clique aqui.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas