MG App é finalista do Prêmio e-Gov 2019

Aplicativo dá acesso a informações e serviços estaduais e pode resolver problemas de forma simples, rápida e moderna

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Mais de 700 mil downloads do MG App já foram feitos desde seu lançamento, em 2016
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“Ele é uma importante ferramenta para a transformação digital do estado de Minas Gerais. Ser finalista do prêmio é um enorme reconhecimento e nos impulsiona a continuar trabalhando para aprimorá-lo e agregar cada vez mais serviços governamentais, facilitando a vida do cidadão mineiro”,

Diretor-presidente da Prodemge, Rodrigo Paiva

Com o aplicativo, desenvolvido pela Prodemge para o Governo de Minas Gerais e lançado por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela sua gestão e operacionalização, o usuário tem acesso fácil a informações e serviços estaduais e pode resolver problemas de forma simples, rápida e moderna: mais de 700 mil downloads do MG App já foram feitos desde seu lançamento, em 2016.

A média de usuários mensais é de 215 mil, que utilizam no celular com dispositivos Android e iOS ou outro dispositivo móvel para gerar a segunda via da conta de água ou luz, agendar doação de sangue, emissão de carteira de identidade ou consultar a situação do seu veículo, por exemplo. O aplicativo também dá acesso a endereços, telefones e horário de atendimento das principais unidades de prestação de serviços do governo estadual, como delegacias e escolas.

Para o subsecretário de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz, o sucesso do MG App está ligado à parceria com vários órgãos e entidades para disponibilização do serviço no aplicativo. “O nosso grande desafio agora no segundo semestre é divulgar os benefícios do aplicativo para a população mineira”, conclui.

Prêmio e-Gov

O MG App concorre ao Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2019), ao lado de outras cinco iniciativas: do Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. O anúncio do vencedor acontecerá durante a solenidade de abertura do 47º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública, que acontece entre os dias 25 e 27/9, em Brasília (DF). 

O prêmio e-Gov foi criado em 2002 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, cuja estrutura é hoje integrante do Ministério da Economia. Seus objetivos são reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico que aprimorem a administração pública e ofereçam melhores serviços ao cidadão.

 

MG App serviços

 

  • Água e esgoto (Copasa): certidão negativa de débitos, contas pagas, histórico de consumo, segunda via de conta, vazamento de água e de esgoto;

 

  • Saúde: consulta do estoque de sangue, da relação estadual de medicamentos (Rememg) e do andamento da solicitação ou disponibilidade de medicamentos;

 

  • Segurança: emissão de atestado de antecedentes criminais, registro de ocorrências de extravio de documentos e objetos e de acidente de trânsito sem vítima na Delegacia Virtual;

 

  • Energia (Cemig): segunda via de conta, histórico de faturamento, código de pagamento e informar leitura;

 

  • Veículos e Condutores: situação do veículo, consulta IPVA, motivo de não licenciamento, situação da CNH, pontuação do condutor, processo administrativo de trânsito, recursos do Jari, defesas de autuação, emissão de extrato de multas, pagamento do DPVAT, situação da emissão ou entrega da CNH e solicitação de segunda via da CNH;

 

  • Rodovias e Transporte: registro de ocorrências referentes a rodovias, transporte intermunicipal e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e táxi metropolitano; pesquisa de ocorrências; e consulta a itinerários, quadro de horários e valores das passagens das linhas do sistema intermunicipal e metropolitano de transporte;

 

  • Agendamento de serviços: abertura de solicitação de medicamento especializado, doação de sangue, emissão de Carteira de Identidade, emissão de Carteira de Trabalho, entrevista com assistente social – NAF, requerimento do seguro-desemprego, serviços da Secretaria de Estado de Fazenda e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, serviços do TRE;

 

  • Consulta a contracheque do servidor público estadual;

 

  • Consulta geolocalizada de unidades de atendimento: delegacias, escolas estaduais, farmácias regionais, Hemominas, Minas Fácil, Sine, UAI/Psiu (com consulta ao tempo de atendimento dos principais serviços) e unidades de Saúde;

 

  • Jornal Minas Gerais;

 

  • Transforma Minas (informações sobre as vagas disponibilizadas pelo programa de seleção do governo de Minas Gerais);

 

  • Fale com o Governo;

 

  • Avaliação das unidades de atendimento do Governo do Estado de Minas Gerais.

 



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