Mestrado da Funed desenvolve pesquisas que usam nanotecnologia

Curso é gratuito e disponibiliza cinco vagas; aulas começam em junto deste ano

A nanotecnologia estuda materiais em escala atômica e molecular e lida com estruturas que são cerca de 70 mil vezes menores que um fio de cabelo. A área está em ascensão e vem revolucionando o mundo da ciência. Por isso, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Fundação Ezequiel Dias (Funed) tem incentivado o desenvolvimento de pesquisas na área.

O processo seletivo para o mestrado está aberto e vai até as 16h do dia 18/5. O curso é gratuito e oferece cinco vagas a candidatos com ensino superior completo. As aulas começam em junho de 2021. Clique aqui e confira o edital.

Aplicação

A nanotecnologia está tanto em produtos do dia a dia, como roupas impermeáveis, tintas e computadores, quanto em medicamentos, inclusive em algumas das vacinas contra a covid-19. A ciência foi responsável por desenvolver novos fármacos e produtos estéticos, por meio de manipulações de organismos e de DNA.

Pesquisas

Atualmente, há dois trabalhos relacionados à nanotecnologia sendo desenvolvidos no mestrado. Um deles é do aluno Lucas Campos, orientado pela coordenadora do PPGBiotec, Sílvia Fialho; e o outro é do aluno Jonathan Balsamão, orientado pela pesquisadora Milena Magalhães. Os dois estudos têm como objetivo final a obtenção de uma vacina contra Streptococcus pneumoniae, principal agente etiológico de infecções pulmonares, meningite e sepse, com mais de 90 sorotipos.