Mais de 500 famílias de Araxá ainda não solicitaram o benefício da Tarifa Social da Copasa 

Empresa explica quem tem direito e como fazer a solicitação 

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A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realizou um levantamento interno e constatou que 583 famílias da cidade têm direito à Tarifa Social, mas ainda não solicitaram o benefício, que concede desconto de até 50% na conta de água.  

Atualmente, 3.686 clientes possuem o benefício ativo no município. Podem solicitar a Tarifa Social aqueles clientes que se encaixam na categoria residencial e possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa que vive no mesmo imóvel.

Os solicitantes também devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) - um sistema do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda. 

O supervisor comercial da Copasa, Wilson Souza, fez um incentivo para quem pode desfrutar do benefício, mas ainda não o solicitou. “Saneamento básico é sinônimo de qualidade de vida, sendo assim é um direito de todos os cidadãos. Por isso, é importante que os clientes mais carentes façam a adesão à Tarifa Social. Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas nossas agências de atendimento também temos material impresso informativo a respeito do benefício”, disse.  

Descontos 

Conforme determinação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), mediante Resolução Normativa no 150/2021, quem consome até 20m³ tem o desconto padrão. Caso o consumo ultrapasse esse volume, o cliente terá alterações de acordo com o que foi excedido.  

Wilson Souza também explicou como o cálculo funciona na prática. “Se eu tenho a Tarifa Social, mas no dia da leitura foi constatado que eu consumi 30 mil litros de água, eu vou efetuar o pagamento com desconto sobre o volume dos 20 mil litros, e sobre os outros 10 mil, será efetuada a cobrança comum”.  

Como solicitar 

Para solicitar a Tarifa Social, primeiro o cliente precisa ir até o CRAS mais próximo, munido de CPF ou Título de Eleitor, documento de identificação de cada membro da família que more na mesma casa, comprovante de renda e de residência.  

Feita a inscrição no CadÚnico, ele deve procurar a Copasa e apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água.  

A solicitação pode ser feita presencialmente, na agência de atendimento, localizada na rua Augusto Luiz Coelho, número 190, bairro Santa Terezinha, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Se preferir, o cliente também pode requerer o benefício neste site  ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados.  

Atualização de dados 

Os beneficiados devem informar nascimentos ou óbitos na família, mudanças de endereço, se algum membro começou ou deixou de morar no mesmo imóvel, dentre outras questões.   

É importante que os dados do CadÚnico sejam atualizados periodicamente, pois a não atualização das informações pode acarretar na perda da Tarifa Social.

 



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