Laboratório da Uemg Frutal vai auxiliar região no enfrentamento à pandemia

Estrutura acaba de ser inaugurada e está pronta para começar os testes de covid-19, além de ter capacidade para diagnosticar outras doenças virais

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) inaugura, nesta quarta-feira (23/6), na unidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, o primeiro laboratório de biologia molecular público da cidade. A estrutura tem capacidade para diagnóstico da covid-19, em tempo real, e fornecerá testes para os 12 municípios da microrregião. O espaço foi equipado com recursos provenientes de atuação do Ministério Público de Minas Gerais e do Governo de Minas Gerais

De acordo com o subcoordenador do laboratório, professor Wellington Silva Gomes, as técnicas que serão utilizadas em Frutal são as mais eficientes para detectar a doença ainda em seu estágio inicial.  Os testes para detecção do vírus Sars-Cov-2, causador da covid-19, será feito por meio da técnica “Real time PCR” ou PCR em Tempo Real (RT-PCR) em amostras coletadas pelas unidades de saúde dos municípios.

“Apesar da disponibilidade de testes rápidos, o diagnóstico por meio da RT-PCR é considerado o método mais eficiente para se detectar o vírus no início de sua infecção, contrastando com os testes rápidos que necessitam de um tempo maior para se detectar a infecção,” explica Gomes.

Ainda segundo o professor, o diagnóstico inicial vai auxiliar nas políticas de contenção da pandemia, evitando o avanço da doença. “A detecção precoce do paciente infectado permite a condução deste ao isolamento e, consequentemente, contribui para a redução da transmissão” acrescenta. 

Além dos testes diagnósticos para covid-19, há previsão para que o laboratório faça pesquisas para o desenvolvimento e melhorias de protocolos para a extração e detecção do Sars-Cov-2. “Poderemos traçar, ainda, padrões epidemiológicos a partir dos resultados coletados”, complementa o subcoordenador do laboratório. 

Outras frentes

Futuramente, a infraestrutura do laboratório será utilizada para o diagnóstico de outras doenças como as arboviroses (dengue, zika, febre amarela, chikungunya e mayaro, por exemplo). Atendendo aos objetivos acadêmicos, o laboratório também será usado para a formação de pesquisadores dos cursos de graduação, pós-graduação (mestrados e doutorados), além de estágios de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, tais como, ciências agrárias, biológicas e da saúde.  

Para o diretor da Unidade Frutal e coordenador do projeto, professor Allynson Takehiro Fujita, “a inauguração do laboratório abre oportunidades de aproximar a universidade da população, com a possibilidade de realização de trabalhos nas áreas de desenvolvimento regional associado ao agronegócio e à área ambiental", observa. Além de estreitar laços com a comunidade local, acrescenta Fujita, a estrutura mostra "que a Uemg trabalha junto com gestores municipais e estaduais na resolução de problemas sociais, tais como o enfrentamento da covid-19” destaca. 

A solenidade de inauguração, nesta quarta-feira, será transmitida ao vivo, a partir das 16h30, pelas redes sociais da @UEMGBR.

 



Últimas