Juiz de Fora recebe programa para egressos do Sistema Socioeducativo 

Nova Unidade de Prevenção à Criminalidade do município será responsável pelo atendimento de jovens de toda a região da Zona da Mata  

  • ícone de compartilhamento

 Uma nova Unidade de Prevenção à Criminalidade foi inaugurada no município de Juiz de Fora, nesta terça-feira (7/6), com a implantação do programa Se Liga - voltado para o atendimento de jovens que já tiveram passagem pelo Sistema Socioeducativo. Para marcar a data, a subsecretária de Prevenção à Criminalidade em exercício, Flávia Mendes, realizou uma visita ao local, com a presença de autoridades municipais e parceiros da política estadual de prevenção social à criminalidade.   

Tiago Ciccarini / Ascom Sejusp

“Desde 2005, a gente atua aqui no município. Agora, com muita alegria, estamos implantando o Se Liga – que vai acolher adolescentes e jovens egressos do Sistema Socioeducativo. Já era um desejo enorme trazermos o Se Liga pra cá. Corremos e batalhamos para conseguir fazer isso acontecer”, ressaltou a subsecretária.  

Juiz de Fora já possui atendimentos dos programas Fica Vivo!, Mediação de Conflitos, Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa) em outras duas unidades de prevenção. Agora, com a inauguração da Unidade de Prevenção Regional Zona da Mata, cinco dos seis programas disponíveis no estado estarão presentes na cidade, contribuindo ainda mais para a redução das violências e intervenção direta em fatores sociais relacionados à criminalidade.  

A nova unidade passa a oferecer o programa Se Liga e fará o atendimento de jovens egressos das medidas socioeducativas de semiliberdade e de internação da região da Zona da Mata.

O objetivo do programa é dar acesso à cidade e à rede de proteção social, estabelecendo-se como um instrumento de construção no reencontro com a liberdade. O Se Liga tem por premissa acolher o usuário, trabalhando escolhas e a rede de proteção social, de modo que possa, no futuro, não depender mais desse acompanhamento.   

Para Maria Lúcia Salim Miranda, secretária municipal de Assistência Social, projetos que incentivam jovens a contarem a sua história são muito importantes. "Quando trabalhamos a questão do coletivo, trabalhamos a proteção social. A assistência tem esse papel importante, que é um trabalho em conjunto e que possibilitará saída e futuro melhores para esses jovens. Proteção e promoção social são fundamentais para levarmos esperança a quem precisa", disse.  

Retomada de atividades  

O Governo de Minas já retomou as atividades em quatro Unidades de Prevenção à Criminalidade nos últimos meses. Até o fim de junho, serão sete unidades com trabalhos a pleno vapor novamente, em municípios de todo o estado. Os trabalhos desses locais tinham sido suspensos em 2020, em razão de contingenciamentos financeiros decorrentes da queda da arrecadação provocada pela pandemia da covid-19. Vale ressaltar ainda que, também até o fim do ano, há a previsão de inauguração de mais três novas Unidades de Prevenção à Criminalidade, em Curvelo, Barbacena e Pouso Alegre. Patos de Minas também ganhou o programa Selo Prevenção Minas, em maio deste ano.  

Ketelen Dias Vicente é a primeira jovem vinculada ao programa Se Liga em Juiz de Fora. Ela estava presente na cerimônia desta terça-feira e falou sobre a importância do programa na sua trajetória. “O Se Liga me ajuda muito em questões de saúde, matrícula na escola, a me aproximar do meu irmão que está em um abrigo... Se eu fosse fazer tudo sozinha, seria muito mais difícil. Eles me ajudam a fazer inscrições em cursos profissionalizantes, a montar meu currículo. Sempre que eu preciso de algo, eles estão de braços abertos para me apoiar”, disse a jovem egressa do Sistema Socioeducativo.    



Últimas