Ipsemg realiza mutirão para rastrear doenças oculares

Foram atendidos 160 pacientes no Centro de Especialidades Médicas, em Belo Horizonte

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) realizou, nesta terça-feira (23/7), um mutirão para rastreamento de doenças oculares, como catarata, pterígio, tumores palpebrais e glaucoma.

Foram atendidos 160 pacientes que responderam questões relativas ao histórico pessoal de doenças como diabetes, pressão alta, colesterol, tiroide, entre outras que podem interferir diretamente na saúde dos olhos. Em uma entrevista preliminar todos fizeram um relato sobre o histórico oftalmológico tais como cirurgias oculares realizadas, se faz tratamento regular para alguma doença nos olhos e também sobre aquelas doenças que afetam o grupo familiar.

Durante o mutirão também foram encaminhados para outras subespecialidades oftalmológicas aqueles pacientes que tiveram detectadas doenças de retina, renovação da receita de óculos e cirurgias. A equipe oftalmológica, que atendeu neste mutirão e é formada por 12 profissionais médicos, destacou a importância dos cuidados com os olhos para que sejam detectadas precocemente aquelas doenças que tenham tratamento e assim evitar futuros casos de cegueira.

Pacientes disseram que o mutirão foi uma oportunidade para fazer as consultas de forma rápida. A aposentada Maria Celeste Marques Henriques, 79 anos, contou que aproveitou este dia para colocar em dia a consulta com o oftalmologista. Eunice de Jesus Coreia, 76 anos, Georgina Pereira Alves, 69 anos e Maria Auxiliadora Pedrosa, 88 anos, todas aposentadas, também destacaram a importância da campanha e da consulta para a saúde dos olhos.



Últimas