Ipsemg disponibiliza encontros para beneficiários que desejam parar de fumar

Grupo Tabaco Zero On-line terá turma em setembro, com encontros semanais, sempre às quintas-feiras

  • ícone de compartilhamento

Estão abertas as inscrições para mais uma turma do Grupo Tabaco Zero On-line. Promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), o grupo contará com orientações de profissionais da saúde para auxiliar os beneficiários do instituto que desejam parar de fumar.

Os encontros serão semanais, sempre às quintas-feiras (9, 16, 23 e 30/9), às 14h. Com duração de uma hora, o evento promovido pelo Departamento de Promoção da Saúde do Ipsemg será feito por videoconferência.

Os beneficiários interessados em participar devem se inscrever neste link. Os inscritos receberão o link de acesso à reunião de vídeo por e-mail ou no seu contato de WhatsApp.

O grupo é mediado pela enfermeira Sílvia Simões e pela psicóloga Priscila Bicalho e, entre as dinâmicas realizadas, os participantes partilham de suas experiências para abandonar o vício e os especialistas esclarecem a respeito dos malefícios que todos os componentes do cigarro fazem para o corpo humano, assim como, as formas para reduzir o uso do cigarro.

Combate ao fumo

Desde o ano de 1986, o dia 29 de agosto é dedicado ao combate ao fumo, quando ações são feitas por entidades e o poder público para sensibilizar a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco acarreta, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e, principalmente, à saúde das pessoas. O mais grave é o câncer, que acomete milhares de pessoas anualmente. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 200 mil pessoas morram todos os anos em decorrência do fumo. No mundo, são cinco milhões de pessoas que morrem por causa do cigarro.

No Ipsemg, o Departamento de Promoção da Saúde criou o Grupo Tabaco Zero há cerca de cinco anos para ajudar beneficiários interessados em abandonar o vício do cigarro. A agenda de eventos de promoção à saúde está disponível em www.ipsemg.mg.gov.br.



Últimas