Ipem-MG inaugura Laboratório de Umidade de Grãos

Quantidade de água contida nos alimentos pode influenciar no peso e valor de mercado

imagem de destaque
Medidores verificam a quantidade de água contida internamente em alimentos como soja, milho, café e feijão
  • ícone de compartilhamento

Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), inaugurou nesta semana, na sede do órgão, em Contagem, o laboratório de umidade de grãos. Os medidores verificam a quantidade de água contida internamente em alimentos como soja, milho, café e feijão. 

O teor de umidade é parâmetro importante na definição do preço do grão no mercado, já que esse fator pode afetar o peso e, consequentemente, o valor comercial do alimento, como explica o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni.

Todos os medidores de umidade de grãos fabricados ou importados, utilizados em transações comerciais, devem ser de modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ser, obrigatoriamente, verificados por um órgão da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, como o Ipem-MG. “Caso os equipamentos sejam aprovados, eles recebem uma marca de verificação, válida anualmente”, diz Scalioni.

A diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelli, reforça a importância desse trabalho para a economia do Estado. Minas Gerais é um grande produtor de grãos, com destaque para milho e soja, que, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seapa), representam, juntos, 89,7% da produção mineira do setor.

“A verificação periódica realizada pelo Ipem-MG irá trazer mais transparência e segurança nas relações comerciais dos grãos, determinando a umidade correta em toda a cadeia de comercialização, que compreende agricultor, cooperativas, importações, exportações e consumidor final”, pontua Melissa.

Uberaba

Nessa quarta-feira (25/11), técnicos do Ipem-MG fiscalizaram equipamentos de umidade de grãos em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, importante polo produtor do estado. Os aparelhos foram aprovados. “A partir de 2021 esse tipo de fiscalização e verificação fará parte da rotina de atividades do Ipem-MG”, afirma Luiz Marcelo Scalioni.

Ipem-MG

Dividido em duas áreas, Metrologia e Qualidade, o Ipem-MG é responsável pela fiscalização, verificação e execução das políticas de Metrologia Legal, Metrologia Industrial e de Qualidade/Conformidade no âmbito estadual. O instituto é um órgão delegado do Inmetro.



Últimas