Investimento em equipamentos e protocolos garante a qualidade do Serviço de Endoscopia do Hospital do Ipsemg

Setor conta com recursos modernos e eficiência para diagnósticos de doenças do sistema digestivo

  • ícone de compartilhamento

Ipsemg / Divulgação

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em Belo Horizonte, realiza exames relacionados a endoscopia digestiva para pacientes internados e pedidos eletivos. A equipe do setor conta com equipamentos modernos e protocolos eficientes para o diagnóstico e tratamento de algumas doenças como esofagites, gastrites, úlceras, diverticulite, pancreatite, dentre outras.

No setor é realizado o exame de endoscopia digestiva alta (aquela feita por via oral) que é capaz de diagnosticar inúmeras doenças do aparelho digestivo. Muitas lesões quando encontradas são, inclusive, tratadas ou removidas na hora do exame, evitando cirurgias.

A colonoscopia também é um procedimento realizado pela equipe do departamento, que permite visualizar a mucosa do intestino a fim de localizar lesões, retirar pólipos e fazer rastreio de doenças.

Outro exame realizado pelo Serviço de Endoscopia do HGIP é a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), exame mais complexo, capaz de tratar problemas relacionados a vias ou canais biliares e o canal pancreático.

Investimentos em equipamentos

A enfermeira supervisora da Endoscopia, Ludimila D’Angelis Carneiro, conta que para garantir uma assistência segura e qualificada para o cuidado com os beneficiários do instituto, foram feitas melhorias e adquiridos novos equipamentos nos últimos anos.

“Atualmente, o setor conta com impressoras de imagens, assim, o laudo já é entregue com as fotos do exame realizado. Além disso, para uma anestesia segura, novos equipamentos foram instalados para monitorar o estado clínico do paciente durantes os procedimentos, bem como, aparelhos mais tecnológicos estão em uso para desinfecção automatizada dos endoscópios”, destacou.

Processo de higienização dos equipamentos

Em relação à limpeza e desinfecção dos endoscópicos, Ludimila Carneiro pontuou que, em junho, as enfermeiras do departamento realizaram um estudo para analisar os resultados dos testes de limpeza obtidos. Ao avaliar o período de maio de 2022 até maio de 2023, elas perceberam que os resultados de contaminação por possíveis microrganismos como vírus, bactérias e fungos eram muito abaixo do valor preconizado pela RDC N°6 (Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa).

“Isso significa que, seguindo os protocolos de limpeza baseados em evidências, utilizando recursos adequados como detergente enzimático, água na temperatura recomendada e com equipe capacitada, estamos alcançando níveis de limpeza mais altos e garantindo a segurança do paciente na realização dos exames”, esclareceu a coordenadora. “Baseado nos resultados, reduzimos ainda mais o valor preconizado para aumentarmos os níveis de segurança e garantir a limpeza eficaz dos equipamentos”, completou Ludimila Carneiro.

Serviço de Endoscopia do HGIP

O Serviço de Endoscopia está localizado no segundo andar do Hospital Governador Israel Pinheiro e possui uma equipe de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos especializados para atendimento de pacientes nos procedimentos eletivos e de urgência.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para atendimentos eletivos, mediante agendamento pela Central do Lig Minas 155 (telefone fixo) ou (31) 3069-6601 para ligações de celular (ligação tarifada de acordo com a operadora).

Para atender as demandas das urgências do hospital, o setor de endoscopia funciona 24 horas, no qual é priorizado o atendimento aos beneficiários internados, Centro de Terapia Intensiva (CTI) e o Serviço Médico de Urgência (SMU). 



Últimas