Invest Minas atrai grupo têxtil para se instalar em Pedro Leopoldo

Empresa de tecelagem chega com a expectativa de investir R$ 185 milhões e gerar mais de 600 empregos

A Arteca Vitória Importação e Exportação Ltda. planeja para o primeiro trimestre de 2023 as primeiras atividades da nova unidade fabril, instalada na cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, (RMBH).

A empresa, pertencente à Holding Passos Campos Comércio S.A, assinou o protocolo de intenções com o Governo de Minas em outubro de 2022 e já iniciou o processo de implementação da primeira etapa do complexo industrial. O investimento total previsto é de R$ 185 milhões, com expectativa de geração de 350 empregos diretos e mais 280 indiretos, um ganho significativo para o município.

Segundo o presidente da empresa, Aroldo Teodoro Campos, a primeira etapa, que é a implementação da tecelagem, terá um investimento de R$ 95 milhões, com geração de 150 empregos diretos.

“Já acertamos as questões com a Secretaria da Fazenda, iniciamos a montagem dos equipamentos, hoje com 30% concluído. Nosso pessoal já está em treinamento em outra unidade do grupo e o licenciamento ambiental segue em andamento, após convênio entre Estado e município. Pelo ritmo, vamos começar o faturamento no início de 2023”, conta o executivo.

A empresa, que tem presença em oito estados brasileiros, ainda prevê um novo investimento no local, de mais R$ 90 milhões, com expectativa de gerar mais 200 empregos diretos e  outros 280 indiretos, totalizando 630 novos postos de trabalho em todo o complexo para a economia de Pedro Leopoldo.

“Nós adquirimos o imóvel onde havia outra indústria têxtil, que funcionou pouco tempo e fechou. A estrutura é muito boa, com grande capacidade de expansão, e fica próxima a Belo Horizonte. Além disso, fomos muito bem recebidos pela Invest Minas e pelo município, que se empenharam em resolver os entraves, o que permitirá iniciarmos a primeira etapa de maneira mais rápida. Somos mineiros, e estamos fazendo de tudo para manter os novos investimentos aqui no estado”, diz Aroldo Campos.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, tal implementação evidencia, mais uma vez, o compromisso de Minas Gerais em se tornar um estado pronto para receber os mais variados investimentos, por meio da política de liberdade econômica e desburocratização de negócios.

Atuação

A Invest Minas atuou neste processo desde a prospecção até a assinatura do protocolo de intenções, passando pela interlocução com outros órgãos do governo, como as secretarias de Estado da Fazenda e do Meio Ambiente. A expectativa é a de que um empreendimento desta magnitude atraia outras empresas para a região

“Minas Gerais já é um dos maiores polos de vestuário do país, com muitas empresas consolidadas. A presença de um complexo industrial deste tamanho certamente vai fazer com que outros negócios desejem estar mais próximos, tanto fornecedores quanto potenciais clientes. Nosso interesse é justamente criar essas oportunidades e atrair não só uma, mas diversas empresas dentro de um mesmo setor, gerando maior competitividade, reduzindo custos e abrindo empregos para toda uma cadeia produtiva”, afirma João Paulo Braga, CEO da Invest Minas.

Parceiras

A própria Arteca também está imbuída em atrair mais empresas parceiras para o novo complexo em Pedro Leopoldo. “Estamos também convidando duas empresas parceiras, uma de Santa Catarina e outra do Rio de Janeiro, para se instalarem no mesmo complexo. Eles são nossos prestadores de serviços e têm total sinergia com nosso projeto. Temos área suficiente para eles se instalarem”, conta Campos.

"A participação da Secretaria de Estado de Fazenda no processo também foi fundamental, em especial para a agilidade do trâmite de Tratamentos Tributários Setoriais (TTS), padronizados com o objetivo de propiciar maior verticalização da cadeia produtiva no estado", avalia Osvaldo Scavazza, subsecretário da Receita Estadual.