Internos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria transformam pneus velhos em camas para cães

Projeto sustentável batizado de Amicão ajuda o meio ambiente e leva conforto para cães em situação de rua

  • ícone de compartilhamento

Antes, uma pilha de pneus velhos amontoados. Agora, caminhas coloridas e confortáveis para cães em situação de rua, abandonados nas proximidades da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Sustentabilidade e ação social são as principais características deste projeto. A iniciativa é uma parceria entre a Subsecretaria de Humanização do Atendimento (Suhua), da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), junto ao Grupo de Proteção Animal (GPA), que atua de forma voluntária no resgate de cães em situação e rua.

As primeiras camas feitas, pelo projeto Amicão, dentro do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, com pneus inutilizados foram entregues para o GPA e fazem a alegria dos cães que estão em lares temporários à espera de adoção.

Até agora 13 cães foram beneficiados com o projeto. As camas, coloridas e decoradas de forma criativa, são preparadas uma a uma por mãos habilidosas de presos que cumprem pena em uma das unidades prisionais mais importantes do Estado. Este é só o começo da iniciativa. A ideia é que mais pneus sejam adquiridos por meio de doação a fim de serem transformados em peças que levam conforto aos animais resgatados.

Amicão

A ideia surgiu quando representantes da Subsecretaria de Humanização do Atendimento (Suhua) perceberam que poderiam contribuir com o trabalho do grupo voluntário, já que existe no Complexo Penitenciário Nelson Hungria projetos similares de fabricação de móveis e brinquedos em madeira, cuja produção é 100% doada para hospitais, creches e abrigos. O Hospital da Baleia é uma das instituições atendidas.

Para o diretor de trabalho e produção da Suhua, Felipe Oliveira Simões, é uma engrenagem de um grande sistema de ações sociais. “O trabalho do preso é pautado em quatro grandes eixos: economicidade, apoio a municípios, geração de receita e ações sociais. Dentro deste último eixo se destaca a ajuda a um ser vivo, seja qual for ele, é sempre algo nobre”, diz.

Grupo de apoio

Com o objetivo de ajudar os diversos animais perdidos e abandonados na região da Cidade Administrativa, o GPA é uma organização não governamental que há três anos realiza a atividade de resgate, de forma totalmente autônoma. Os cães que hoje possuem uma cama para dormir estão alojados em lares temporários para recuperação e tratamento de doenças adquiridas nas ruas até que consigam novos lares por meio de adoção.

Uma das voluntárias que auxiliam no recolhimento e no cuidado da saúde dos animais, Valdirene Oliveira de Assis, vê na parceria um exemplo de como todos podem colaborar com o acolhimento dos animais de rua. “Fazemos nosso trabalho totalmente voluntário. Porém, sempre precisamos de ajuda de interessados para custear os tratamentos, alimentação e a hospedagem de nossos animais, além de doações de itens para o bazar, lar temporário e, principalmente, a divulgação do grupo”.

Informações sobre a doação de insumos gerais e para objetos para a fabricação de camas caninas estão disponíveis pelo telefone (31) 3915-3903.



Últimas