Integração das polícias é ressaltada pelo secretário de Segurança Pública em evento com militares

Em Jaboticatubas, 10ª edição do X Encontro da Comunidade Operacional de Meio Ambiente e Trânsito segue até quinta (3/8)

imagem de destaque
O secretário Sergio Menezes também recebeu uma homenagem da corporação
  • ícone de compartilhamento

Nesta terça-feira (1/8), o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, participou do X Encontro da Comunidade Operacional de Meio Ambiente e Trânsito (Ecomat), promovido pela Polícia Militar no município de Jaboticatubas, no Território Metropolitano. O evento reuniu 400 policiais militares com o objetivo de promover o alinhamento estratégico da corporação nas áreas de meio ambiente e trânsito.

À frente da pasta desde maio de 2016, Menezes falou sobre a importância da integração das forças de segurança no combate à criminalidade e destacou ações e projetos sob a coordenação da Sesp que contribuem para o trabalho conjunto das forças de segurança.

“Minas tem um modelo único no país baseado em um mecanismo de governança. Aqui existe um colegiado de governança onde estão o comandante geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o chefe da Polícia Civil, o secretário de Administração Prisional e a Sesp e, neste colegiado, nós decidimos juntos a política de segurança pública no Estado de Minas Gerais”, disse o secretário, referindo-se à política de integração, que é uma das prioridades da sua gestão.

Além dos serviços realizados pela secretaria, Menezes também fez um balanço sobre a taxa de crimes violentos nos últimos dez anos, demonstrando a efetividade da política de integração das forças de segurança no processo de redução da criminalidade. Sobre o assunto ele ressaltou a importância da implantação do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) – antigo boletim de ocorrência – para a consolidação dos dados a fim de monitorar tendências e aprofundar a compreensão sobre as causas dos fenômenos de violência, crimes e acidentes.

Na oportunidade o secretário mostrou, ainda, os principais destaques do trabalho integrado da pasta:

- o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad) – que atendeu mais de sete milhões de chamadas telefônicas emergenciais policiais e de bombeiro em 2016;
- o 181 Disque Denúncia, que levou à prisão mais de 23 mil pessoas;
- a Escola Integrada de Segurança Pública – que capacitou mais de 25 mil pessoas no último ano;
- as ações para melhoria no trânsito, como as blitze integradas da Lei Seca;
- a coordenação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco);
- o Observatório de Segurança Pública Cidadã;
- o Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc);
- e a Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comovecc).

Ainda durante o evento desta terça-feira (1/8), o secretário Sergio Menezes recebeu uma homenagem da corporação pela excelência dos serviços prestados aos cidadãos mineiros à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), entregue pelo diretor de Meio Ambiente e Trânsito da PM, coronel Idzel Fagundes.

X Ecomat

O X Encontro da Comunidade Operacional de Meio Ambiente e Trânsito (Ecomat) teve início nesta terça-feira e se estenderá até quinta-feira (3/8). Neste 10º encontro, serão definidas as metas a serem alcançadas de forma convergente com os Acordos de Resultados pactuados, pertinentes aos órgãos conveniados e com o Planejamento Estratégico da Polícia Militar, discutindo questões relativas ao gerenciamento das unidades envolvidas, e realizando o treinamento do contingente.

Um dos objetivos do Ecomat é fazer com que cada militar seja um agente multiplicador nas iniciativas de preservação ambiental, na redução de acidentes e, principalmente, na redução de acidentes violentos, visando buscar a sustentabilidade e a segurança nas estradas, bem como aumentar a sensação de segurança da sociedade.



Últimas