Integração das forças de segurança e demais órgãos é premiada em Minas Gerais

Homenagem destacou profissionais que contribuíram diretamente para o fortalecimento de ações em conjunto para um estado cada vez mais seguro

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou, nesta quarta-feira (14/12), a cerimônia de entrega do Prêmio Mérito na Integração. Esta foi a primeira edição da iniciativa, que tem como objetivo homenagear profissionais que atuam nas forças de segurança pública de Minas Gerais e em demais órgãos parceiros, a fim de reconhecer e agradecer pelos relevantes serviços prestados, de forma integrada, em prol da segurança do estado.

Bernardo Carneiro

A entrega do prêmio é um marco na Sejusp e na promoção do arranjo interinstitucional sistêmico e de governança compartilhada do sistema estadual de Inteligência, e da política de integração de segurança pública.

O prêmio foi entregue a 24 representantes das seguintes instituições: Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), Prefeitura de Belo Horizonte; Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Operações

Em 2022, mais de 30 operações integradas e ações de Inteligência foram realizadas a fim de promover a integração das forças e fomentar a política estadual de segurança pública e defesa social no estado.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, entusiasta da premiação, discorreu sobre o que considera a realização de um sonho. “Nós aprendemos muito nestes 2 anos em que estamos aqui. E continuamos aprendendo. Estarmos aqui reunidos, homenageando a todos vocês, é para nós motivo de muita honra. A Sejusp tem papel de integrar, mas quem faz são vocês. E são vocês os merecedores das homenagens”.

Bernardo Carneiro

A homenagem é uma realização da Sejusp, por meio da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada (Suint). O subsecretário, Christian Vianna de Azevedo, falou sobre o trabalho otimizado das áreas integradas: “Quando nas nossas áreas integradas vemos grupos de trabalho com até 17 instituições das esferas federal, estadual, municipal, integrando-se com o setor privado, com a academia, e buscando fazer ações e operações diversas, percebemos que não fazemos integração sem conhecermos uns aos outros. Uma das bases do nosso trabalho é conhecer as instituições e a gente só conhece trabalhando juntos”.

Para o superintendente de Integração e Planejamento Operacional, Bernardo Pinto Coelho Naves, “após tantos anos de operações integradas, a expertise desenvolvida só foi possível devido ao imenso esforço dispensado pelas mais de 30 instituições parceiras que, com muita humildade institucional, proporcionaram resultados incríveis em operações integradas promovidas tanto pelo Ministério da Justiça como pelos parceiros que aqui se encontram”.

Confira os homenageados:

Cel. PM Rodrigo Sousa Rodrigues – comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais

Cel. BM Edgard Estevo da Silva - comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Delegado-geral de Polícia Joaquim Francisco Neto e Silva – chefe da Polícia Civil de Minas Gerais

Bruno Schneider Raslan – superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais

Moisés Arioza – superintendente Estadual de Minas Gerais da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)

Cel. PM Flávio Godinho Pereira – diretor de Operações da Polícia Militar de Minas Gerais

Cel. PM Júlio César Gomes Meneguite - diretor da Divisão de Inteligência da Polícia Militar

Ten. cel. PM Ricardo Gonçalves Pessoa Leite – chefe do Centro de Operações Policiais Militares

Major BM Peterson José Paiva Monteiro​ - assessor de Articulação Interinstitucional do Corpo de Bombeiros

Major BM Rodrigo Antônio Batista de Paula - chefe da ACIB/BM2

Delegado-geral de Polícia Aloisio Daniel Fagundes – chefe do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp da Polícia Civil de Minas Gerais