Instituto de Metrologia e Qualidade completa 56 anos de fundação

Há mais de meio século o órgão atua para a melhoria da qualidade de vida do cidadão mineiro

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) comemora 56 anos de fundação nesta segunda-feira (27/11). Desde a sua criação, o órgão busca garantir a melhoria da qualidade de vida do cidadão, especialmente nas áreas da saúde, segurança, meio ambiente e defesa da sociedade.

Ipem / Divulgação

Para isso, realiza a verificação e fiscalização de diversos produtos e serviços, como, por exemplo, brinquedos, balanças, radares, bafômetros, tacógrafo (cronotacógrafo), veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos), taxímetros, produtos embalados e medidos sem a presença do consumidor (pré-medidos), medidor de pressão arterial (esfigmomanômetro) dentre outros. Ao todo, o Ipem-MG executa 28 tipos de serviços nos 853 municípios do estado, sendo 20 na área da Metrologia e oito na Avaliação da Conformidade. O Instituto é o órgão oficial do Estado que garante ao cidadão que, ao comprar 1kg de arroz ou um litro de combustível, o consumidor realmente levará essa quantidade de produto, bem como assegura que o brinquedo não foi produzido com tintas ou metais nocivos à saúde, conforme esclarece o diretor-geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca. História do órgão Criado por meio da Lei Estadual nº. 4.657, de 27 de novembro de 1967, no mandato do governador Israel Pinheiro da Silva, o Ipem-MG é o órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Cabe esclarecer que até 2010, o órgão era chamado de Instituto de Pesos e Medidas, mas teve seu nome alterado em 2011, com a finalidade de referenciar a área da Avaliação da Conformidade (Qualidade), que também faz parte da política pública executada pelo Instituto. Quando inaugurado, a sede funcionava na avenida Olegário Maciel, 600, região central de Belo Horizonte. Por volta de 1970, a sede do Instituto foi transferida para a rua Jacuí, 3.921, onde hoje funciona a unidade Regional do Ipem-MG Belo Horizonte. A mudança para Contagem aconteceu somente em outubro de 1980, com a construção da sede, no terreno doado pela prefeitura de Contagem, após cerca de três anos de obras. Além da sede em Contagem, atualmente o instituto conta com 12 unidades regionais: Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginha.