Inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 estão abertas até 30/4

Todos os estudantes da rede estadual de ensino podem se inscrever  gratuitamente no programa do Senado Federal;  jovens serão selecionados por meio de um concurso de redação

  • ícone de compartilhamento

Atenção estudantes da rede estadual de ensino, estão abertas as inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Senador, do Senado Federal. Os interessados podem se inscrever até o dia 30/4 neste, link. Todas as despesas com deslocamentos, hospedagem e alimentação durante a Semana de Vivência Legislativa serão pagas pelo Senado Federal. 

SEE / Divulgação

O Programa Jovem Senador é direcionado para  estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o Brasil. A iniciativa vai selecionar 27 alunos, um de cada estado, para passarem uma semana em Brasília, explorando e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado Federal.

Em 2024 os jovens serão selecionados por meio de um concurso de redação cujo tema é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, tema este que busca refletir sobre a celebração do bicentenário da instituição e a importância da democracia no país. 

Seleção

Para participar do processo seletivo, o estudante precisa estar devidamente matriculado e frequentar escola pública da rede estadual de ensino. Ter, no máximo, 19 anos de idade completados até 31/12 de 2024. Além disso,  também deve estar disponível para participar da Semana de Vivência Legislativa, prevista para ocorrer de 5 a 9/8. A prova de redação é aplicada na própria escola do candidato.

O material necessário para a participação no concurso, incluindo a ficha de inscrição e a folha de redação, está disponível no site senado.leg.br/jovemsenador.

Na primeira etapa, cada escola é responsável por selecionar a melhor redação. Após esse processo, a selecionada deve ser enviada para a Secretaria de Educação do estado. A Secretaria, então, define os três melhores textos, sem promover uma classificação entre eles. Em um segundo momento, o Senado faz a seleção da melhor redação de cada um dos estados e o autor ou autora do trabalho escolhido se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

Durante a experiência da visita, os estudantes poderão simular o processo legislativo, conhecer as dependências do Senado Federal, participar de debates e até apresentar sugestões de projetos que podem virar leis. 

Clique aqui para esclarecimento de dúvidas sobre todo o processo do Programa Jovem Senador.



Últimas