Inscrições para as vagas remanescentes da rede pública de ensino já podem ser feitas no Sucem

Estudantes inscritos têm prazo de até dois dias úteis, contados da data do encaminhamento, para efetivar a matrícula de forma presencial na escola indicada

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Atenção pais e/ou responsáveis e alunos com mais de 18 anos. Estão disponíveis, a partir desta quinta-feira (25/2), no Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), as vagas remanescentes das escolas públicas para quem não fez o cadastramento escolar e ainda busca uma vaga para 2021 na rede. O processo também engloba quem não efetivou a matrícula.

Para ter acesso às escolas que ainda têm vaga, basta acessar o endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e fazer o cadastro. No site é possível verificar a disponibilidade, dentro do zoneamento do inscrito, das unidades de ensino da rede estadual, e também das redes municipais em locais que aderiram ao Sucem e optaram pela divulgação, que ainda contam vagas e que podem receber matrículas. A inscrição para uma vaga remanescente pode ser feita pelo site até 26 de março.

Orientações/SEE

É importante ficar atento ao prazo para a efetivação da matrícula. Após o encaminhamento feito pelo sistema para a escola que tem vaga, os pais e/ou responsáveis ou o aluno com 18 anos ou mais, têm dois dias úteis, contados a partir do encaminhado, para efetivar a matrícula presencialmente. Do contrário, a vaga retorna ao sistema e pode ser destinada a outro estudante.

O processo de realização da matrícula está sendo feito de forma presencial e estão sendo seguidas todas as recomendações do Comitê Extraordinário da Covid-19. Apenas uma pessoa – responsável pelo menor ou o próprio aluno sendo maior de idade -, terá acesso à escola para entregar a documentação e confirmar a vaga. Além disso, será exigida a utilização de máscara para acessar o local e durante todo o procedimento dentro da escola. Somente seguindo todas as medidas sanitárias será autorizada a entrada na unidade de ensino.

Documentação necessária

Como a confirmação da vaga ocorre presencialmente na unidade de ensino para a qual o aluno cadastrado no Sucem foi encaminhado, é importante que os pais e/ou responsáveis, ou o aluno maior de 18 anos, fiquem atentos à documentação necessária para efetivar a matrícula.

I - Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno, original e cópia;
II - CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
III - Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
IV - Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021, ficando o documento original na escola.

Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

São considerados comprovantes de endereço válidos, preferencialmente, as contas de água, energia ou telefone e, na ausência desses, contrato de aluguel ou outro documento que conste o nome e endereço dos pais/responsáveis ou aluno, se for maior de idade.

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Mais informações: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Estado de Educação - (31) 3915-3670 / 3671 / acs@educacao.mg.gov.br



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