Inscrições do Seed Gov terminam na próxima segunda-feira (10/10)

Programa prevê aporte de até R$ 100 mil para empreendedores selecionados para a rodada de aceleração

Sede / Divulgação

O Seed MG, um dos primeiros programas de aceleração de startups financiado apenas com recursos públicos no Brasil, está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (10/10). A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), é direcionada a empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais.

Nesta rodada, os empreendedores interessados em participar farão parte de um processo de seis meses de aceleração e receberão aporte de até R$ 100 mil do Governo de Minas. Além disso, o programa cria conexões com investidores, mentores e potenciais clientes.

A nova edição vai apoiar 80 startups com foco na resolução de desafios públicos e 30 que tenham como o foco o setor privado. Por ser uma rodada voltada para desafios públicos, será chamada de Seed Gov. O objetivo é manter o estado investindo para que o empreendedorismo tecnológico mineiro cresça e atenda as demandas do setor público, tornando-o mais eficiente, inovador e desburocratizado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o Seed Gov é mais que um programa de aceleração de startups, é a oportunidade de otimizar os serviços públicos e oferecer mais estrutura para o atendimento aos cidadãos. “O Seed Gov é uma forma que nós encontramos de melhorar a qualidade de serviços que o governo entrega à sociedade. A gente espera consolidar Minas Gerais como um polo de inovação no país e no mundo e também avançar, cada vez mais, com produtos e serviços públicos melhores ao cidadão”, acrescentou.

Conexão entre startups e órgãos públicos

Na última rodada do Seed MG, o Seed Edição Especial, foi dado o primeiro passo para promover maior conexão entre startups com órgãos públicos estaduais. Segundo o superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava, a rodada gerou resultados surpreendentes. “Entre maio e novembro de 2021, as 59 startups participantes do Seed Edição Especial faturaram R$ 12 milhões, captaram R$ 16 milhões em investimento, finalizaram o programa empregando 454 pessoas e desenvolveram soluções com o potencial de gerar R$ 18 milhões em benefícios para o Governo de Minas Gerais. Isso mostra o sucesso do programa e cria a expectativa de que os resultados desta edição do Seed Gov sejam ainda maiores”, diz.  A proposta agora é expandir o programa a outros órgãos do setor público, ampliar o impacto positivo do Seed, e executar uma rodada de aceleração maior, com mais recursos, empresas e desafios públicos a serem solucionados.

Nova edição

A aceleração das startups vai acontecer de forma híbrida, majoritariamente on-line, com momentos e eventos presenciais em diversas regiões do estado, diferente da última rodada que aconteceu totalmente no ambiente virtual. O programa de aceleração conta ainda com aumento no número de vagas para startups que passou de 59 para 110 empresas, aumento no número de desafios públicos e incremento no valor do aporte financeiro que na edição especial era de R$ 80 mil e agora será de R$ 100 mil.

Inscrições

O edital do Seed Gov pode ser acessado na página de editais do site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail operacoes@seed.mg.gov.br