Índice de Transformação Digital do Governo de Minas chega a 80% e facilita acesso aos serviços públicos estaduais 

Dado demostra que 80% das etapas dos serviços públicos estaduais são realizadas de forma digital, tornando o atendimento aos cidadãos mais simples e ágil

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O Governo de Minas continua ampliando a digitalização de serviços para simplificar e facilitar o atendimento ao cidadão mineiro. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com os órgãos e entidades, elevou o Índice de Transformação Digital dos serviços públicos para 80%, o que significa que 80% das etapas que compõe os serviços prestados pelo Estado são realizadas de forma digital. O dado era de 48% em 2018.

O Estado disponibiliza, atualmente, 1.204 serviços no Portal MG. Cada serviço possui etapas específicas de realização e, juntos, eles somam 3.059 etapas, sendo 944 de autosserviço – o cidadão consegue realizar sem acionar diretamente o órgão responsável – e 1.773 digitais – o cidadão não precisa comparecer presencialmente, mas interage com um atendente em formato virtual.

“Nós temos trabalhado fortemente no Governo de Minas para ampliar a digitalização dos serviços públicos, com o objetivo de torná-los mais práticos, acessíveis e menos burocratizados para todos os mineiros. Atingir o índice de 80% é uma excelente notícia que se soma a outras iniciativas que estamos construindo, caminhando cada vez mais rápido em direção à inovação e à facilitação dos serviços”, destaca a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Ao todo, desde 2019, foram 211 serviços simplificados para os cidadãos, 228 serviços transformados digitalmente e 54 canais de atendimento. Anteriormente, para realizar serviços como emissão de atestado de antecedentes e alteração de endereço de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o cidadão precisava se deslocar até uma unidade de atendimento do Estado. Hoje, esses serviços podem ser resolvidos digitalmente e sem necessidade de agendamento.

“Esse avanço significativo reflete os esforços contínuos do Estado para aproveitar a tecnologia e melhorar a eficiência, a transparência e a acessibilidade dos serviços oferecidos pelo Governo de Minas aos cidadãos”, reforça o diretor Central de Canais Digitais da Seplag-MG, Damião Rocha.

Alguns dos serviços mais demandados nos canais de atendimento do Governo de Minas são consulta situação de veículo, renovação de CNH e agendamento de atendimento para emissão de carteira de identidade.

Serviços

Além do Portal MG, os serviços estaduais também estão disponíveis no MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas que possui mais de 100 funcionalidades e mais de 3 milhões de usuários cadastrados, nos terminais de autoatendimento, na central de atendimento telefônico, LigMinas 155, que agora está disponível também pelo Whatsapp no número (31) 3501-5155, e em outros canais.

“Quando uma etapa de um serviço é automatizada com ferramentas digitais, o cidadão não precisa mais sair de casa para acessar um serviço. A Seplag-MG, como órgão central, agora vai focar seus esforços em introduzir tecnologias mais ágeis e completas, inclusive com pesquisas sobre o uso de Inteligência Artificial na gestão pública para melhorar o atendimento oferecido ao cidadão mineiro", explica o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Bruno Notini, que atua na Diretoria Central de Canais Digitais da Seplag-MG.

Os dados de digitalização de serviços do Estado ou de órgãos e entidades específicos podem ser acessados no Mapa de Transformação de Serviços clicando aqui. O Mapa é uma ferramenta interativa, com o objetivo de dar transparência ao processo de digitalização. É possível aplicar filtros por período, serviço e instituição.



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