IMA realiza força-tarefa para controle da raiva bovina em Muzambinho e região

Ações como vistoria às propriedades com foco e vizinhanças, além de orientações aos produtores integram trabalho de combate e prevenção

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Diante da confirmação de casos positivos e suspeitos para a raiva em bovinos no município de Muzambinho e região, no Sul de Minas, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza uma força-tarefa que vistoria as propriedades foco e vizinhas, prestando orientações aos produtores e examinando os animais para o controle populacional do morcego hematófago, principal transmissor da doença.  A Secretaria de Saúde do município foi comunicada e presta atendimento.

O objetivo é controlar e prevenir a raiva bovina nos rebanhos. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros no estado, a médica veterinária do IMA Daniela Bernardes,  os fiscais comparecem às propriedades para investigar e, se necessário, coletar material para diagnóstico. "São também realizadas ações para o controle populacional do transmissor da doença e de educação sanitária para conscientização da população rural”, esclarece.

A raiva é uma zoonose (transmitida do animal para o ser humano) e a melhor forma de prevenção é a vacinação. Os animais acima de três meses devem ser vacinados anualmente. O IMA orienta sobre a necessidade de os produtores realizarem a declaração da vacinação contra a raiva. “Além disso, o produtor que observar animais doentes, com sintomas neurológicos, deve notificar o IMA para o atendimento. É necessário isolar o animal dos outros e não manipulá-lo. As pessoas que tiveram contato com o animal doente devem procurar a Secretaria de Saúde”, recomenda Bernardes.

A transmissão da raiva para os herbívoros de produção se dá pela mordedura do morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. Os morcegos capturados são devidamente tratados com pasta vampiricida (anticoagulante) e, após o procedimento, são soltos no seu habitat natural.

Notificações

Várias doenças que acometem os animais causam grandes repercussões para a pecuária, economia e saúde pública. Por isso, a rápida notificação de suspeita ou de ocorrência de doenças é importante para que a intervenção do IMA seja realizada de forma eficiente.

Qualquer cidadão, organização ou instituição que tenha animais de produção sob sua responsabilidade ou tenha conhecimento de casos suspeitos ou confirmados deve informar o fato ao IMA para providências necessárias. As notificações de doenças podem ser realizadas pelo Notifica IMA pelo WhatsApp: (31) 98598-9611.

As notificações também podem ser feitas pelo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (Sisbravet), disponível no link agricultura.gov.br/notificacao.

Saúde única

A raiva é uma das doenças mais antigas da humanidade e a que mais se relaciona com o conceito contemporâneo de “saúde única”, cujo tema amplo e diversificado é base de estudos e debates sobre a interação da saúde entre pessoas, animais e meio ambiente.

O conceito é uma abordagem que reconhece a saúde humana intrinsecamente ligada à saúde dos animais e ao meio ambiente compartilhado, tendo como objetivo alcançar resultados ideais por meio da colaboração e interação das áreas.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas