IMA fiscaliza mais de 25 toneladas de cargas agropecuárias

Operação Divisas Integradas VII apreendeu 148,5 quilos de produtos de origem animal irregulares

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), participou, na primeira semana de agosto, da Operação Divisas Integradas VII, no Triângulo Mineiro e Sudeste do estado, regiões que fazem fronteira com São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O objetivo foi fiscalizar o trânsito de cargas irregulares, em parceria com Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

IMA / Divulgação

Com cerca de 70 fiscais das regionais do IMA em Viçosa, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passos, Uberaba e Varginha, a missão preservou a saúde pública e estimulou a regularização de estabelecimentos, motivando, ainda, a adoção de medidas higiênico-sanitárias para fortalecer o agronegócio mineiro em benefício da sociedade.

A operação fiscalizou 1.263 veículos que transportavam mais de 25 toneladas de cargas agropecuárias, sendo 24 toneladas de produtos de origem animal (queijos, laticínios, carnes); 1 tonelada de produtos de origem vegetal (frutas, legumes); e 6,2 mil animais vivos (bovinos, suínos e aves). Os fiscais apreenderam 148,5 quilos de produtos de origem animal irregulares, gerando 51 autos de infração.

O coordenador do Núcleo de Operações Fiscais do IMA, Wagner Aquino, avalia como fundamental a parceria da autarquia com os órgãos, em se tratando de operações de grande porte. “O IMA realiza atividades fiscalizatórias de rotina, sejam motivadas por denúncias ou pelo cumprimento diário de vigilâncias. Em uma megaoperação como esta, o apoio de órgãos de segurança se torna essencial para o sucesso de uma interdição de cargas e apreensão de produtos irregulares, desprovidos de higienização e documentos sanitários de trânsito que atestam a segurança dos itens”, disse.

Documentos sanitários

Por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) são documentos sanitários oficiais para transporte animal e vegetal em todo o país, e contêm informações essenciais sobre origem, destino e finalidade das cargas.

Os documentos sanitários favorecem a segurança dos itens transportados e, consequentemente, na ponta da cadeia produtiva, contribui para a qualidade dos produtos agropecuários que chegam à mesa dos consumidores.

Integração

A Operação Divisas Integradas VII reuniu instituições dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul que trabalharam de forma integrada e sistematizada para combater os crimes rurais e ambientais que afetam o agronegócio, cumprindo mandados judiciais e bloqueios em áreas fronteiriças.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.