IMA conclui balanço 2020 com mais de 6 mil análises laboratoriais realizadas

Previsão para 2021 é de que novas amostras sejam analisadas ainda no primeiro trimestre, conforme cronograma firmado entre laboratórios e gerências técnicas

Mesmo em um ano marcado pela pandemia, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) apresentou resultados positivos envolvendo a prestação de serviços direcionados à saúde da população.

Um deles vem rede da laboratorial do Instituto, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que analisa amostras de produtos agropecuários da indústria e de propriedades rurais.

No ano passado, mais de 6 mil análises de apoio à fiscalização agropecuária foram realizados.

Estrutura

A rede laboratorial é composta pelo Laboratório de Saúde Animal (LSA) e pelo Laboratório de Química Agropecuária (LQA), ambos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para fazer parte da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

Já o Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário em Fungos e Nematoides, instalado no LQA, é credenciado no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renascem).

Pandemia

Vale destacar que toda a rede laboratorial do Instituto mantém, em parte, atividades presenciais e que o acesso e circulação de servidores se dá em alinhamento aos protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

Práticas como aferição da temperatura corporal de clientes e funcionários, uso constante de máscaras e álcool em gel nas dependências das unidades e a alteração do horário de funcionamento são exemplos.

Agenda 2021

Segundo cronograma firmado entre os laboratórios e as gerências técnicas do IMA, a previsão é que novas amostras sejam analisadas ainda no primeiro trimestre deste ano.

"Seguindo as normas do Governo de Minas, estamos com o atendimento presencial reduzido. Aos poucos, considerando a retomada gradual das atividades, a expectativa é de aumento da demanda na coleta de amostras com origem em propriedades rurais e na indústria", estima o responsável pela Unidade de Gestão da Qualidade do IMA, Alexandre Augusto Soares.

Antes da pandemia, o LQA foi auditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro, que aprovou parâmetros físico-químicos no leite e em produtos cárneos e lácteos e, ainda, manteve a acreditação nos ensaios de resíduos de agrotóxicos, diagnósticos fitossanitários em insetos, fungos e nematoides.

"Além de atestar a competência técnica da equipe da rede laboratorial, a acreditação junto à CGCRE/Inmetro impulsiona a conquista de mercados", lembra Soares.

Análises

No LSA, o fiscal agropecuário do IMA, Guilherme Canhestro, destaca as análises laboratoriais para o diagnóstico de raiva, brucelose e peste suína clássica (PSC) realizadas no ano passado. Segundo ele, as perspectivas para 2021 são otimistas.

"Vamos realizar todas as atividades previstas pelo cronograma, inclusive, temos uma auditoria da CGCRE/Inmetro confirmada para fevereiro", informa o fiscal agropecuário.

Doenças

O LSA realiza diagnósticos de febre aftosa, raiva, sarna sarcóptica, anemia infecciosa equina (AIE), brucelose, leptospirose, doença de Aujeszky, peste suína clássica (PSC) e encefalopatia espongiforme transmissível (EET), mais conhecida como a doença da "vaca louca".

O laboratório também produz insumos, meios de cultura e reagentes.

Já o LQA é especializado em análises físico-químicas e microbiológicas de água e produtos de origem animal; contaminação de alimentos decorrente do uso de agrotóxicos; análises físico-químicas de solos agrícolas; identificação de insetos em agroecossistemas e detecção de fungos e nematoides.

Atendimento

O horário de atendimento nos laboratórios permanece de acordo com o Plano de Contingência de enfrentamento à covid-19.

As amostras podem ser entregues de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h, no LQA, e de 8h às 16h, no LSA.

Saiba o endereço das unidades:

Laboratório de Saúde Animal (LSA)
Endereço: Avenida do Contorno 1.707 - Floresta - Belo Horizonte (MG)
Contato: (31) 3213 8209 / lsa@ima.mg.gov.br

Laboratório de Química Agropecuária (LQA)
Endereço:  BR040 km 688 - anexo do prédio da administração da Ceasa Minas - Contagem (MG)
Contato: (31) 3768-5600 / grl@ima.mg.gov.br