Igam e comitês de bacia mineiros debatem futuro hídrico do estado em encontro nacional do setor

As sugestões colhidas deverão subsidiar a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos

  • ícone de compartilhamento

Com o tema “Diretrizes estratégicas para o aprimoramento do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos”, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realizou, nessa quarta-feira (23/8), a segunda oficina “Discutindo os caminhos para o futuro hídrico de Minas”. 

O evento, que integra a programação do 25º Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (Encob), em Natal, no Rio Grande do Norte, teve como objetivo desenvolver subsídios para a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) e foi direcionado a representantes dos 36 comitês de bacia do estado.

Com participação de 82 representantes de Comitês de Bacia Hidrográficas (CBHs) mineiras, o encontro convidou o público a sugerir formas de aprimorar o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRH). 

O SEGRH é formado pelos CBHs e agências de bacia de Minas, Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), Igam, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semad) e órgãos ambientais estaduais e municipais.

“As sugestões colhidas serão avaliadas pela equipe técnica do Igam e, após análise de viabilidade, poderão ser integradas ao PERH, instrumento que deverá nortear a gestão hídrica do estado ao longo dos próximos anos”, explicou o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca.

Atualização

O processo de revisão e atualização do PERH teve início em 2020, a partir da primeira avaliação de ações do plano promovida pelo Igam. O cronograma de execução do projeto prevê entregas ao longo dos próximos dois anos, com conclusão prevista para dezembro de 2025.

Na avaliação do vice-presidente do CBH São Francisco 4, Altino Neto, a capacitação dos membros dos comitês de bacia é essencial para uma gestão hídrica integrada e horizontal no estado. “Faço parte do SEGRH há 15 anos e percebo um aumento da escuta por parte do órgão gestor com relação aos comitês, o que amplia as possibilidades de construção coletiva do sistema em Minas”, disse.

A primeira oficina de revisão do PERH foi realizada em dezembro de 2022, aberta a todos os públicos, e teve como objetivo validar coletivamente os primeiros estudos de revisão do plano. Até o fim do ano, outras oficinas serão promovidas com a participação de todos os entes que integram o SEGRH.

Encob

O 25º Encontro Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográfica (Encob) reúne entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do Poder Público (municipal, estadual e federal), usuários de recursos hídricos, ONGs, universidades e demais interessados no tema água.

Realizado anualmente, o evento busca apresentar experiências bem-sucedidas de boa gestão dos recursos hídricos e contribuir na divulgação das melhores prátcas de gerenciamenteo e governança das águas atualmente implementadas nos estados brasileiros.

A programação segue até a próxima sexta-feira (25/8), com transmissão ao vivo pelo canal @portalencob no Youtube. 



Últimas