Iepha realiza Jornada do Patrimônio Cultural durante mês de agosto

Guia da programação, com o tema “Culinária e Patrimônio”, está disponível no site do instituto

Na edição deste ano, o objetivo é promover o patrimônio gastronômico do estado

Mais de 500 municípios mineiros de todas as regiões do estado participam da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com o tema “Culinária e Patrimônio”. Até 31 de agosto, mês em que se celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, uma extensa programação, com cerca de 900 atividades culturais, estará disponível ao público. A Jornada é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) desde 2009.

Na edição deste ano, o objetivo é promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, seu preparo, as particularidades de cada região e seu patrimônio gastronômico.

“A gastronomia é um dos maiores patrimônios de Minas Gerais e uma ferramenta forte de fomento e incremento do turismo no Estado. A Jornada promove esse patrimônio e abre diversas possibilidades de ativação econômica para os municípios participantes”, destaca o secretário e Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte.

Segundo a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, essa gestão traz ações muito relevantes em parceria com todos os municípios mineiros. “A Jornada é um trabalho importantíssimo e agradecemos a participação dos municípios”, declarou Arroyo.  “Isso reforça, de forma significativa, o valor do nosso patrimônio e a possibilidade de atração turística, tanto para a apropriação local, quanto também para os visitantes de fora que vêm conhecer nosso estado”, completou a presidente.

Serão realizadas exposições, feiras, festivais, apresentações artísticas, seminários, encontros de grupos e culturas populares - como capoeira, catira, congado, folia de reis e reinado -, além de visitas guiadas, publicações, atividades de mediação e educação patrimonial, dentre outras ações que se relacionem com a preservação do patrimônio de cada cidade.

A participação na Jornada é aberta a todos os interessados em propor ações relacionadas à salvaguarda do patrimônio cultural.

As prefeituras municipais que têm suas adesões à Jornada homologadas e que comprovem a realização das ações, conforme a Deliberação Normativa do Conep, terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.

Um guia on-line, com todas as atividades, está disponibilizado no site www.iepha.mg.gov.br.

A Jornada

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é realizada desde 2009. Sua inspiração inicial vem da experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês. O sucesso na França foi tanto que hoje a iniciativa se expandiu para toda a Europa.

Em Minas, nas últimas edições realizadas, mais de 1,5 mil proponentes promoveram cerca de 3,5 mil ações, com diferentes abordagens sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 600 municípios, a iniciativa ganhou o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural. O prêmio é um reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que valoriza as ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural do país.

Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Data: 1 a 31 de agosto de 2019