IEF recebe Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal

Selo Resgate tem a finalidade de incentivar, reconhecer e destacar instituições públicas e privadas pelo engajamento na política pública de reintegração social

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) recebeu, nessa terça-feira (16/4), o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal (Selo Resgata). O evento para a entrega do certificado ocorreu no Auditório do Edifício Multibrasil Corporate, em Brasília.

IEF / Divulgação

O Selo Resgata, reconhecido nacionalmente, é concedido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A certificação recebida pelo IEF é resultado de um projeto desenvolvido pela Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Noroeste do IEF, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que possibilita que pessoas que cumprem pena nos presídios de Buritis e Paracatu, e na penitenciária de Unaí, possam desenvolver atividades nos viveiros do IEF, presentes nas respectivas cidades.

O reconhecimento foi recebido pelo supervisor da URFBio Noroeste, Marcos Roberto Guimarães, das mãos do diretor de Politicas Penitenciárias da Senappen, Sandro Abel Sousa Barradas.

Para Marcos, essa certificação tem grande importância para o IEF como um todo, reafirmando a sua posição nacional enquanto órgão responsável pela gestão da biodiversidade em Minas, bem como para as equipes da URFBio Noroeste que conceberam o projeto de trabalho dos detentos nos viveiros florestais da região.

“A parceria entre IEF e Sejusp tem o objetivo de proporcionar oportunidade de trabalho digno e o aprendizado de uma nova profissão aos envolvidos, uma vez que os trabalhadores recebem treinamento para coleta de sementes, produção de mudas e gestão de viveiros florestais. Para o IEF, é muito relevante a possibilidade de cumprir com sua responsabilidade social, contribuindo para ressocialização de pessoas privadas de liberdade, e ainda incrementar sua produção anual de mudas em aproximadamente 150 mil mudas, contribuindo também para a recuperação e manutenção da biodiversidade”, frisou o supervisor regional.

A honraria foi entregue durante as atividades do VI Seminário Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Penal, que reuniu representantes dos órgãos da execução penal, de instituições públicas e privadas que compõem a rede parceira da política de trabalho, integrantes da sociedade civil, servidores dos sistemas prisionais estaduais e outras pessoas interessadas no tema.