Hospital do Ipsemg recebe cem novos colchões tecnológicos

Itens são feitos com espuma viscoelástica que previnem lesões por pressão nos pacientes

  • ícone de compartilhamento

Ipsemg / Divulgação

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), adquiriu cem novos colchões tecnológicos para os pacientes do CTI Adulto e das unidades de internação do hospital.

Os colchões possuem espuma viscoelástica, que tem como função se moldar ao formato do corpo para reduzir os pontos de pressão em áreas como ombros, quadris e joelhos. Isso permite que o corpo se sustente uniformemente sem fazer com que o colchão perca a sua maciez. Ele possui densidade própria para absorver impactos e voltar a sua forma original sem nenhuma deformação.

A aquisição dos materiais ajuda os enfermeiros na assistência à prevenção de lesão por pressão, que segue a resolução RDC N° 36/2013, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que institui as ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde.

Márcia Couto, a coordenadora da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões e Estomas (CPTLE) do Ipsemg, afirma que a equipe segue o protocolo obrigatório de prevenção de lesão estabelecido pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, os profissionais da área da saúde do instituto se atentam às normas e diretrizes necessárias para que a excelência no cuidado do paciente seja mantida.

“Os colchões estão dentro da legislação vigente. Assim, quando a vigilância sanitária faz a inspeção e aprova, nós temos permissão para continuar o nosso trabalho de prestar assistência à saúde dos beneficiários com cuidado”, explica.

Treinamento com o corpo de Enfermagem

A equipe de CPTLE do Ipsemg já realizou treinamentos com as equipes de Enfermagem de todos os andares do HGIP, sobre o uso dos colchões. As instruções sobre como proceder com eles foi de grande importância, principalmente para os enfermeiros que precisam realizar a mudança de decúbito com frequência.

“O treinamento foi muito bom para mostrar que os colhões trazem um maior conforto aos nossos beneficiários. Ele trouxe essa contribuição para a prevenção de lesões e uma melhoria aos pacientes lesionados. Eu fiquei muito satisfeita”, afirma Maria do Carmo, enfermeira supervisora do 5° andar do HGIP.

Sobre o HGIP

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) está localizado na Alameda Ezequiel Dias, número 225, no Centro de Belo Horizonte, e realiza assistência à saúde de média e alta complexidade para os beneficiários do instituto. Anualmente, a unidade realiza, aproximadamente, 12 mil internações anuais.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas