Hospital do Ipsemg promove boas práticas de coleta e manuseio de resíduo hospitalar

Em 2023, cerca de 860 toneladas de resíduos na instituição foram separados adequadamente

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), apresentou à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte, o relatório anual de Gestão de Resíduos de Saúde. Com base no documento apresentado em março deste ano, o HGIP separou, recolheu e destinou adequadamente, em 2023, o total de 860 toneladas de resíduos hospitalares.

O HGIP possui a tradição de realizar com excelência o processo de destinação dos resíduos produzidos pela Instituição, conforme exigência da legislação atual. Para o coordenador do Departamento de Hotelaria, Paulo Cesar Silva Lopes, essa quantidade de resíduos coletados e bem manuseados é reflexo de um envolvimento efetivo dos servidores da Instituição.

“A gestão responsável de resíduos é tão importante quanto as atividades principais de cada setor do HGIP, e por isso, precisamos ter essa responsabilidade com o meio ambiente, realizando o descarte, manuseio e coleta de forma correta dos resíduos",destacou.

Responsabilidade ambiental

Pensando no descarte correto dos resíduos hospitalares, o HGIP vem atuando também em ações com foco na reciclagem. Em 2023, a instituição realizou a doação de 37 toneladas de papéis e papelões a entidades e associações de catadores de papel e recolheu mais 230 kg de pilhas e baterias descartadas nos papa pilhas que ficam no hospital, Centro de Especialidades Médicas (CEM) e na Gerência Odontológica (Geodont) 

Além disso, o HGIP está continuamente realizando campanhas educativas e treinamentos dos servidores, funcionários terceirizados e prestadores de serviço. No ano de 2023, mais de 700 profissionais do HGIP participaram do treinamento no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS).
 



Últimas