Hospital do Ipsemg faz investimentos para melhorias na estrutura e no parque tecnológico

Equipamentos mais modernos trazem mais qualidade para a assistência à saúde

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), completou 51 anos em 2022 e, desde o ano passado, tem realizado melhorias em sua estrutura predial e na modernização de equipamentos utilizados na assistência à saúde de seus beneficiários.

Ipsemg / Divulgação (mais fotos: clique aqui)

Entre as obras entregues neste ano estão a reforma do vestiário do 12º andar e a pintura geral das enfermarias e áreas de apoio do 3º andar Ala A e do 11º andar Ala A, com revisão da rede elétrica e hidráulica, pintura e piso, permitindo a abertura de três leitos.

Outra melhoria estrutural aguardada pelos gestores do Instituto e pelos colaboradores é a revitalização da fachada e portaria do HGIP, prevista para este mês de setembro.


Assim como ocorreu no anexo B do Serviço Médico de Urgência (SMU), em outubro de 2021, os cilindros de gases da Endoscopia foram substituídos por uma rede canalizada. A mudança que trouxe mais praticidade para o reabastecimento e leveza para o ambiente.

Equipamentos

Por se tratar de um Hospital que atende assistência de média e alta complexidade, o HGIP possui um amplo parque tecnológico para suporte as especialidades existentes. Na Pediatria, por exemplo, foram entregues em agosto, dez berços aquecidos e 14 incubadoras neonatais.

Já o Serviço de Urgência Médica (SMU) e bloco cirúrgico contam com 38 cardioversores (equipamento para choque elétrico sobre o tórax), 12 bisturis eletrônicos e cinco (05) sistema de videolaparoscopia. Além disso, 26 novos ventiladores pulmonares (aparelho para promover a respiração mecânica) foram adquiridos para o CTI Adulto e CTI Infantil.

A unidade realiza em média mais de 880 mil exames no ano, os quais englobam análise de patologias clínicas, imagens (raios-x, ultrassom, tomografia), registros gráficos (EEG, holter, ecocardiograma), exames endoscópicos e hemodinâmicos (cateterismo, angioplastia).

Com isso, para essa área foram adquiridas duas estufas bacteriológicas, um agitador Kline, um banho Maria, um contador de células - equipamentos para o Laboratório e dois umidificadores para a Hemodinâmica.

A parte de hotelaria também passou por melhorias com a substituição de cem unidades de colchões pneumáticos e 500 cobertores – investimentos de mais de R$ 5 milhões.

O diretor de Saúde do Ipsemg, Rodrigo Kleinpaul, afirma que os investimentos nestes equipamentos proporcionam benefícios assistenciais, financeiros e operacionais para o Hospital.

“O Ipsemg está se modernizado para melhor atender seus beneficiários. Uma assistência de qualidade requer bons profissionais e também ferramentas e suporte para eles atendam da melhor forma nossos beneficiários,” destacou. Segundo o gestor novos equipamentos estão em fase de compra e até o final do ano parte do parque tecnológico do hospital estará renovada.



Últimas