Hospital do Ipsemg adquire sistemas digitais para raio-x

Nova tecnologia permite que as imagens sejam visualizadas, analisadas e manipuladas pelos médicos à beira do leito por meio de tablets

  • ícone de compartilhamento

Ipsemg / Divulgação

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) recebeu, em junho, três sistemas de digitalização do tipo DR para a realização do raio-x no leito do paciente.

Com os novos equipamentos, o uso de cassetes será dispensado e os processos de trabalho da equipe assistencial fica mais simples e ágil.

A coordenadora administrativa do Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do HGIP, Neiva Souza, explica que com os novos sistemas, após realização dos exames no leito do paciente, o técnico em radiologia não precisa retornar ao setor do Serviço de Diagnóstico por Imagem, localizado no segundo andar, para processamento das imagens. Por meio dos painéis detectores inseridos nos equipamentos de raios-x móveis, as imagens podem ser visualizadas, analisadas e manipuladas pelos médicos à beira do leito por meio de tablets.

Para os técnicos em radiologia, Eliano Santos Alves e Débora Lopes Rodrigues, além de ser fácil de operar, os sistemas deixaram a atividade mais rápida. O coordenador médico do Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Carlos Álvares da Silva Campos, afirma que a qualidade da imagem é um dos pontos mais relevantes com a aquisição. Segundo ele, a avaliação do médico fica mais precisa com este tipo de material.

O investimento nestes equipamentos proporciona benefícios assistenciais, financeiros e operacionais ao Ipsemg, podendo ser destacados ainda a redução do tempo de espera para atendimento dos pacientes; redução das repetições de exames e, consequentemente, da dose de radiação ionizante administrada aos pacientes; menor desgaste dos equipamentos de raios-x; diminuição de custos a médio prazo, ao eliminar a necessidade de substituição de cassetes, que se danificam com facilidade e possuem alto valor aquisitivo e maior segurança no processo de identificação dos exames.



Últimas