Hortas agroecológicas da Fucam servirão de laboratório para aprimorar alunos

Projetos promovem a educação e garantem oportunidade de trabalho e renda

Canva / Fucam

Aprender e produzir. Uma combinação que a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) está transformando em oportunidade para alunos e comunidades em seus sete centros educacionais e oito escolas estaduais. Dois projetos que  promovem a educação e também oportunidades de trabalho e renda por meio de hortas agroecológicas.

Além das capacitações da ação "Educação para o Campo", em que famílias aprendem a cultivar hortaliças e legumes de forma orgânica, agora os alunos das escolas estaduais geridas pela Fundação contarão com o projeto “Horta na Escola - Plantando Sementes para o Futuro". Até agosto deste ano, todas as unidades da Fucam contarão com essas hortas que serão compartilhadas pelos dois projetos.

Viabilizado por um Termo de Cooperação Técnica entre a Fucam, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), a ação "Educação para o Campo" tem promovido ao longo dos últimos anos a capacitação de centenas de pessoas para fortalecer a agricultura familiar, desenvolvendo a autonomia por meio do empreendedorismo. Hortas vem sendo instaladas nos Centros Educacionais e famílias são cadastradas para cultivar nas terras da Fundação. Além do caráter educacional, há ainda, o apoio da Fucam que cede os insumos para os trabalhadores, objetivando a geração de trabalho e o reforço no orçamento familiar. A Seapa doou kits de irrigação, o que garantirá maior eficiência nas plantações.

Após a instalação da horta em Esmeraldas, em novembro de 2022, as unidades da Fucam de Januária e Juvenília, municípios do Norte de Minas, serão as próximas a implantar as hortas agroecológicas e realizar a capacitação de famílias para o manejo. A ação acontecerá nos dias 25 e 27/4. Além disso, as escolas dos Centros Educacionais da Fundação nesses municípios serão as primeiras a iniciar o projeto educacional “Horta na Escola - Plantando Sementes para o Futuro".

Os alunos vão participar de atividades pedagógicas multidisciplinares que favorecem o desenvolvimento das habilidades e competências previstas no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e na base nacional Comum Curricular (BNCC). A horta na escola será um laboratório de experiências vivas para os estudantes, vai oportunizar meios para o desenvolvimento de ações que o façam exercitar a curiosidade intelectual, incluindo a investigação e reflexão para resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Além disso, vai conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação de recursos ambientais para a produção sustentável de alimentos.

A diretora de Ações Educacionais, Sociais e Produtivas da Fucam, Roberta Moreira Guimarães, explica que as hortas funcionarão como laboratório para realização de atividades didáticas de forma interdisciplinar. “O objetivo é proporcionar ações pedagógicas, com atividades que possibilitem sensibilizar e motivar os estudantes a explorar as atividades da agricultura, ao mesmo tempo que estarão realizando atividades do ensino regular de ciências, geografia e até mesmo a matemática”, disse.

Os professores poderão incentivar os alunos a explorarem o trabalho de cultivo, fazendo conexão com diversas áreas do conhecimento. Os professores de Português, por exemplo, terão a possibilidade de ajudar o aluno no desenvolvimento de competências como ler e compreender diferentes tipos de textos e gêneros, ao propor e estimular pesquisas que abarcam assuntos relacionados ao plantio, à origem do nomes dos alimentos, além de praticar a escrita com a criação de conteúdos para a comunidade sobre a horta.

Roberta ainda reforça que o projeto desenvolvido pela equipe da Gerência de Ações Educacionais prevê formação sistemática e continuada dos alunos como mecanismo para impulsionar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional. Segundo ela, “o conhecimento pode ser aplicado na vida familiar dos estudantes e, como consequência, pode incentivar estilos de vida mais saudáveis", esclarece.

Ensino técnico

As capacitações oferecidas pela Fucam sobre o cultivo e implantação de hortas agroecológicas serão ministradas pela Emater-MG à comunidade neste mês nos Centros Educacionais de Januária e Juvenília. Para participar, os interessados deverão se inscrever no site da Fundação.

Clique aqui e se inscreva para a turma de Januária.

Clique aqui e se inscreva para a turma de Juvenília.