Guia on-line apresenta circuito mineiro de presépios e lapinhas

Catálogo do Iepha-MG reúne tradição de 302 municípios do estado que podem ser  visitados até 6/1, Dia de Reis

imagem de destaque
Presépio montado em Carmo do Cajuru; município tem 56 atrações cadastradas no circuito
  • ícone de compartilhamento

Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) já disponibilizou em seu site o guia on-line de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais em 2021.

Ao todo, 504 presépios residenciais e comunitários de 302 municípios de todas as regiões do estado estão cadastrados e integram o roteiro.

Este ano, Carmo do Cajuru destaca-se com o maior número de presépios no circuito. A cidade, que fica na região Central do estado, tem 56 locais cadastrados para visitação. Em seguida, com 47 presépios, aparece Serranos, no Sul de Minas. Logo após, com 13 roteiros estão a cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Medina, no Vale do Jequitinhonha. Completando as cinco cidades com maior número de presépios cadastrados no circuito está o município de São Francisco, no Norte do estado, com 11 estruturas.

Roteiro mediado

Além do roteiro de visitação, este ano o Iepha-MG apresenta como novidade a disponibilização de práticas de mediação para serem realizadas com os visitantes dos presépios e lapinhas.

A disponibilidade de roteiros mediados é uma ação educativa que busca promover os responsáveis pelos presépios como mediadores dos saberes que tornam a tradição um patrimônio cultural vivo do povo mineiro. Seu objetivo é enriquecer a experiência do público durante as visitas.

A iniciativa, que chega à sexta edição, é uma ação de salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas desde 2017 como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado.

Tradição

Em Minas Gerais, a tradição dos presépios está presente desde o século XVIII, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará.

A ação integra de forma especial na programação dos 50 anos do Iepha-MG e conta com a participação dos municípios mineiros na divulgação, como reforça o diretor de Promoção do instituto, Luis Mundim. “A divulgação dos presépios é muito importante para valorizar essa prática e também salvaguarda as diversas folias espalhadas por todo o estado”, destaca .

Clique aqui para acessar o guia on-line do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais 2021.

O roteiro de práticas de mediação está disponível aqui.



Últimas