Governos de Minas e do Espírito Santo discutem projetos para avançar nas negociações sobre o Acordo de Mariana

Executivo mineiro segue empenhado na defesa dos interesses da população atingida e na reparação efetiva dos prejuízos causados pela tragédia

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema esteve, nesta segunda-feira (28/8), em Vitória, capital do Espírito Santo, para um encontro com o governador Renato Casagrande. A reunião teve como objetivo a abordagem de projetos que podem contribuir para avanços nas tratativas por um novo acordo referente à tragédia de Mariana, ocorrida em 2015.

Pelo governo mineiro, acompanharam o governador a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa. Pelo governo capixaba, estiveram com Casagrande o o vice-governador, Ricardo Ferraço, a secretária de Governo, Maria Emanuela, e o procurador-geral do Estado do Espírito Santo, Jasson Amaral.

O rompimento da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, controlada pela Vale e a BHP Billiton, localizada no município de Mariana, na região Central do estado, provocou o maior desastre ambiental do país e a morte de 19 pessoas. Foram despejados na bacia do Rio Doce mais de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro.

Acordo bem sucedido

No encontro, Romeu Zema ressaltou o acordo feito pelo poder público em razão da tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que estabeleceu, com participação popular, medidas de reparação para os municípios atingidos. Em 2021, os compromitentes assinaram com a mineradora Vale o acordo de R$ 37,6 bilhões para ações de resposta aos danos socioeconômicos e socioambientais provocados na região atingida e, aindam para desenvolvimento de outras áreas do estado.



Últimas