Governo promove feiras de Economia Popular Solidária em São Francisco e em Governador Valadares

Eventos reúnem pequenos produtores e artesãos com estrutura de lazer; edições são de  28 a 30/7, e de 3 a 5/8, nos respectivos municípios

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas promove mais duas feiras regionais de Economia Popular Solidária (EPS). Entre os dias 28 e 30/7 o município-sede será São Francisco, Norte de Minas, e entre 3 e 5/8 em Governador Valadares, Vale do Rio Doce.

Com expectativa de receber pelo menos 30 empreendimentos em cada, o objetivo da ação é dar visibilidade e facilitar a comercialização de produtos, desde alimentos até confecções e artesanato de pequenos produtores familiares do interior.

As feiras de EPS também são oportunidades de integração entre os empreendimentos de toda a região atendida, além de oferecer momentos de formação para os participantes. As feiras ainda funcionam como disseminadoras dos princípios econômicos solidários. Exemplos são produção cooperada, respeito ao meio ambiente e relações sociais.

Locais e estrutura

Em São Francisco, a Praça de Esportes Geraldo Magela sediará a feira. Em Governador Valadares, será na Praça dos Pioneiros. Nos dois municípios, assim como nos demais que já receberam edições da EPS em 2023, a infraestrutura conta com tenda, barracas, banheiro químico, mesas, cadeiras, palco e som.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), investiu R$ 1,5 milhão para garantir a realização de 15 feiras reagionais e movimentar o comércio em torno da economia popular solidária. Também haverá edição estadual, prevista para Belo Horizonte, no fim do ano.

Os municípios de Ouro Preto, Almenara, Montes Claros, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, João Monlevade, Araçuaí e Paracatu já receberam uma edição da feira este ano. Diamantina, Lambari, Buritizeiro, Uberlândia e Belo Horizonte serão os próximos destinos.
 



Últimas