Governo lista soluções contra efeitos da Covid-19

Propostas baseadas em inovação e tecnologia são desenvolvidas por ecossistema mineiro

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Sistema Mineiro de Inovação (Simi), programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), acaba de lançar o Simi Report – Covid-19, um compilado de 63 soluções desenvolvidas por agentes do ecossistema de inovação de Minas para minimizar os efeitos diretos e indiretos da Covid-19 na sociedade.

O Simi Report é uma junção da busca por respostas para os desafios provocados pelo coronavírus. 

As propostas, que englobam desde o tratamentos de infectados até os efeitos econômicos decorrentes do isolamento social, são desenvolvidas pelo ecossistema de inovação de Minas Gerais, que se destaca mundialmente pelo expressivo número e relevância de startups, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), empresas de base tecnológica, universidades, órgãos governamentais, fundos de investimento que atuam neste setor, entre outros.

Fruto de levantamento realizado pela equipe do Simi no início do ano, o Simi Report é um mapeamento vivo das ações cadastradas e que oferecem soluções para este momento de pandemia. Também fazem parte deste compilado iniciativas que foram indicadas pelas instituições que apoiam o Report, sendo algumas delas Anbiotec, Biominas, Biotech Town e Fundepar.

“ Os reports são uma forma de a sociedade se aproximar de propostas desenvolvidas pelo ecossistema mineiro de inovação, o que é ainda mais importante neste cenário de pandemia. O Simi Report - Inovação contra a Covid-19 é o primeiro desta série de levantamentos e estudos sobre o cenário de inovação mineiro”, explica o diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Sede, Pedro Vaz.

Objetivos

O mapeamento vivo é uma fonte para empresas que estão buscando soluções nas áreas de Saúde, Educação e Gestão, e também para o cidadão visualizar quais benefícios ele pode ter de empresas mineiras durante a pandemia. Exemplos são ações que englobam desde cursos on-line a delivery gratuito.

Por ser um documento vivo, sempre que um novo agente do ecossistema se inscrever no Cadastro do Ecossistema de Inovação e tiver uma solução para os impactos diretos ou indiretos da Covid-19, o Simi Report será atualizado. 

Acompanhe aqui as soluções no site do Sistema Mineiro de Inovação. 



Últimas