Governo investe na melhoria da infraestrutura escolar

No primeiro semestre de 2019, foram três grandes movimentos de investimento na revitalização e reforma das unidades

Crédito: Arquivo da Escola

Nas próximas semanas, a Escola Estadual José Brandão, em Caeté, iniciará as obras de reforma e revitalização da unidade. A escola receberá nova pintura, fará troca de pisos, mudança no forro de algumas salas e reforma da rede elétrica. Para isso, foram disponibilizados, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), cerca de R$ 450 mil.

Essa é uma das 132 unidades escolares contempladas pelo programa de revitalização das escolas públicas estaduais “Mãos à obra na escola”, lançado pelo Governo de Minas, em maio deste ano. Com investimento de R$ 21 milhões, os recursos do programa seriam liberados ao longo dos quatro meses seguintes, mas, segundo a subsecretária de Administração da SEE, Renata Leles, “no segundo mês do programa, a SEE já liberou cerca de 71% de todo o montante previsto nesta primeira fase da iniciativa”, ressalta.

O momento, de acordo com a diretora, Branca Castro, é de ansiedade e expectativa na E.E. José Brandão. “A nossa escola funciona em um prédio antigo, com mais de 70 anos. Estava precisando de revitalização. Estamos fazendo as reformas prioritárias, mais urgentes. Essa obra era muito esperada”, comemora.

Os investimentos para essas obras de reforma e revitalização foram possíveis após esforços de otimização e melhoria de processos já existentes na pasta, como explica a subsecretária. “A secretaria fez um grande esforço de ajuste de processos e um minucioso trabalho de revisão de contratos. Essa melhoria resultou em recursos que conseguimos investir na melhoria da infraestrutura das escolas”.

Outras iniciativas

O “Mãos à obra na escola” é uma das iniciativas desenvolvidas pela SEE, nos primeiros meses do ano, que têm como objetivo a melhoria da infraestrutura escolar. Além do programa, outras duas frentes de trabalho foram realizadas na busca pela revitalização das escolas estaduais.

Em uma delas, logo no início do ano, a SEE liberou cerca de R$ 2,2 milhões em recursos para reformas emergenciais de 23 unidades escolares, de diferentes regiões do estado, que apresentavam sérios problemas estruturais, de maneira que pudessem oferecer condições de funcionamento, como explica a subsecretária. “Eram necessidades urgentes. Foram feitas reformas em rede hidráulica, rede elétrica antiga e precária, escolas que estavam sem energia por furto de cabeamento, por exemplo”.

Parceria com DEER

Algumas revitalizações nas escolas estaduais são feitas em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), que coordena os projetos e as obras de reforma e restauração de grandes intervenções. No primeiro semestre, a SEE autorizou o repasse de recurso para o órgão retomar a execução de 13 obras e de três projetos que estavam paralisados e que, agora, terão a sua continuidade.

Crédito: Governo de Minas

A subsecretária falou, também, da importância dessa iniciativa e de algumas obras que serão contempladas. “Entre os projetos está o do Instituto Estadual de Educação, atualmente com 90% de execução e previsão de conclusão para final deste ano. Já entre as obras que autorizamos o reinício está a do Estadual Central, com previsão de término também para o fim de 2019. Essas e outras são obras importantes que estavam com seus processos paralisados e que serão retomados”, ressaltou.

Outra grande obra, em parceria com o DEER, já foi iniciada. Em visita ao município de Juiz de Fora, no início do mês de julho, o governador Romeu Zema, e a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, anunciaram a liberação de recursos para a obra de reforma e revitalização da Escola Estadual Delfim Moreira que há seis anos estava fechada aguardando a intervenção.

A ordem de início dos trabalhos foi dada no dia 18 de julho, e, após mobilização da empresa contratada, começaram no final de julho. Serão investidos, pelo Governo de Minas, aproximadamente R$ 8 milhões.