Governo garante atendimento a 18.760 famílias com melhoria na segurança hídrica

Recursos empregados por meio do Idene chegaram a R$ 33,8 mi em sistemas de abastecimento e R$ 25 mi em doações de itens diversos, inclusive para desenvolvimento econômico e social

Idene / Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), destaca, entre as principais entregas do ano de 2022, a melhoria da segurança hídrica.

A área com utilização da maior parte dos recursos transformou a realidade de quase 20 mil famílias que tinham pouco ou nenhum acesso à água no estado.

O diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, sinaliza que foram concluídos 80 sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais, com investimentos de R$ 30,3 milhões.

Outros 15 sistemas estão em fase de conclusão a um custo de R$ 3,5 milhões. Nos 95 sistemas, o número de famílias beneficiadas chega a 3.460.

Também para a melhoria da segurança hídrica das regiões de abrangência do Idene, foram R$ 9 milhões na aquisição de caixas e tubos, melhorando a vida de 13.500 famílias. Com reservatórios maiores, o chamado kit Usiminas beneficiou 1.800 famílias. Para atividades de desenvolvimento econômico e social, o Idene doou R$ 16 milhões em implementos agrícolas e kits para feiras livres, estimulando a agricultura familiar, e consequentemente, a melhoria da renda das famílias.

Área de abrangência e recursos

O Idene integra 265 municípios nas regiões Norte, Nordeste (vales do Jequitinhonha e Mucuri), Leste (Vale do Rio Doce).

Idene / Divulgação

Em 2022, a autarquia conseguiu atender 194 deles com a entrega de 62 mil itens, entre eles caixas d’água e tubos, tratores, escavadeiras, grades aradoras, barracas, balanças eletrônicas e jalecos para utilização em feiras livres.

Os recursos vieram do orçamento próprio alocado pelo governo estadual, emendas parlamentares estaduais e federais, e recursos do governo federal.

Norte de Minas

O projeto hidroagrícola Jequitaí tem no Idene o braço do Estado, que se integra ao governo federal por meio da Companhia de Desenvolvimento do Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O objetivo é transformar uma parte do Norte de Minas com a construção de duas barragens em parte rural de Jequitaí, Claro dos Poções e Francisco Dumont.

A expectativa é a de impactar positivamente 12 municípios com irrigação de 30 mil hectares, geração de energia elétrica, abastecimento de cidades e investimentos em lazer.

Leite de Minas

O programa visa retomar, gradativamente, a distribuição gratuita do produto, contribuindo com alimentação de famílias carentes da área de abrangência. Trata-se de uma parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, que também estimula a economia regional com a aquisição do leite de cooperativas e associações.

O diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves (Idene / Divulgação)

A Gerência de Inclusão Social (GIS) do Idene está trabalhando os procedimentos legais, como consulta pública a possíveis fornecedores, credenciamentos de entidades que vão receber o produto para distribuição a famílias, entre outros.

Projeto Bloco 8

O Idene tem manifestado apoio constante à SAM Metais com o Bloco 8, que tem uma estimativa de investir R$ 10 bilhões e produzir anualmente 27,5 milhões de toneladas de ferro com teor de 66,2%, com o compromisso de seguir critérios rígidos de segurança e o menor impacto ambiental.

A estrutura do complexo minerário será instalada na região que contempla diretamente Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópolis. Os demais municípios da região serão beneficiados indiretamente.

Órgãos e entidades parceiras

Os resultados do Idene foram conseguidos a partir de parcerias com as secretarias de Estado Desenvolvimento Econômico (Sede), Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag), Desenvolvimento Social (Sedese), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria-Geral, Invest Minas e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Com o governo federal, as parcerias se deram com os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Desenvolvimento Regional; e Cidadania; Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Companhia de Desenvolvimento do Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), entre outros órgãos e entidades federais e estaduais, consórcios municipais e entidades privadas, que trabalham na atração de investimentos.