Governo fomenta intercâmbio entre diferentes culturas na rede estadual de ensino

Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, na Região Metropolitana de BH, recebe aluna tailandesa

  • ícone de compartilhamento

Na rede estadual de ensino mineira, a educação é trabalhada como ferramenta para eliminar fronteiras e aproximar diferentes culturas. Desde fevereiro, esse princípio ficou ainda mais forte. Haifa Kabay é tailandesa e, durante um ano, cursará o 2º ano do ensino médio, na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 

Crédito: Divulgação/Fundação Helena Antipoff

A ação é resultado do projeto de intercâmbio estudantil “Cidadãos Globais”, desenvolvido pela Fundação Helena Antipoff, responsável pela escola, em parceria com a empresa Ibiritermo e a AFS Intercultura Brasil.

Para a chegada de Haifa, a escola promoveu uma série de conversas com os alunos. “Falamos com os estudantes sobre a cultura da Tailândia e um pouco sobre a história da Haifa. Pedi para eles ajudarem na sua adaptação e prestarem atenção aos pequenos detalhes. Ela não come carne de porco, por exemplo, então pedi a eles para ficarem atentos na hora da merenda e sempre respeitarem os costumes da nova colega”, afirma a coordenadora do projeto e conselheira da estudante, Carolina Lobo Silva.

“As minhas primeiras semanas foram muito boas, felizes e sem problemas. Tudo é divertido. Tenho aprendido a fazer doces com a família que me recebeu, faço comida tailandesa para eles, conquistei amigos na escola. Tudo o que fiz em uma semana foi importante. A família daqui me disse que esta é a minha casa. Nós somos a mesma família. E que eles me amam assim como se eu fosse a filha deles”, conta a garota.

Crédito: Divulgação/Fundação Helena Antipoff

Na escola, Milena Sampaio de Oliveira Silva é a melhor amiga de Haifa e ajuda nos estudos e na comunicação com os outros colegas. “Nós viramos melhores amigas, emprestei livros e expliquei a matéria. Ela super se adaptou. Traduzimos algumas coisas para o inglês e depois explicamos em português para ela pegar. Ela é muito inteligente”, diz.

Receber uma colega de outro país tem agradado aos estudantes da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo. “A experiência é muito legal. Faz a gente conhecer a cultura do outro. Depois que ela chegou, comecei a ter um olhar totalmente diferente sobre muçulmanos, cultura e costumes. Ela também passou a conhecer um pouco mais sobre nós”, conclui Milena.

Itália

Desde o final de janeiro deste ano, os estudantes da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, Laura Moura Campos e Vinicius Sabino Pires, participam de um intercâmbio na Itália. No país europeu, eles estão cursando o 3º ano do ensino médio.



Últimas