Governo faz novos treinamentos para emergência com barragem

Comunidades de Raposos, Nova Lima e Itabirito são as próximas a receberem orientações da Cedec

imagem de destaque
Reunião preparatória com a população, em Santa Bárbara, ocorreu na quinta-feira (28/3)
  • ícone de compartilhamento

Crédito: Defesa Civil/Divulgação

Moradores dos municípios de Raposos, Nova Lima e Itabirito, em Minas Gerais, serão os próximos a serem treinados sobre como agir em caso de rompimento de barragem. As orientações e o simulado são oferecidos pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Nas três cidades, a previsão é que cerca de 11 mil pessoas que vivem em áreas que podem ser atingidas pela mancha de inundação, em eventual ruptura, participem das atividades, neste domingo (31/3), às 15h.

No período da manhã, haverá reuniões da população com a equipe da Cedec. “Será o momento para levar esclarecimentos à população sobre o nível de segurança da barragem e os devidos procedimentos, se houver necessidade de evacuação. E para que as pessoas saibam como agir, durante o simulado de evacuação de emergência”, explica o coordenador adjunto da Cedec, tenente-coronel, Flávio Godinho.

Ele lembra ainda que a coordenadoria também divulgou mapa com indicações de áreas que poderiam ser atingidas, em caso de ruptura das barragens da empresa Vale (B3 e B4, em Nova Lima, e Forquilha, em Ouro Preto). “Os trabalhos da Defesa Civil estão voltados para preservar a vida das pessoas, diante do alerta de risco iminente de rompimento dessas barragens”, ressalta Godinho.

Os encontros são realizados nos próprios pontos de salvamento, para onde as pessoas devem se dirigir, em caso de emergência. Em Raposos, serão seis reuniões de preparação, entre 9h e 10h. Em Nova Lima, serão três, às 10h. E cinco encontros serão realizados em Itabirito, também às 10h.

Clique aqui para conferir os locais em Itabirito

Clique aqui para conferir os locais em Nova Lima

Clique aqui para conferir os locais em Raposos


Nesta sexta-feira (29/3), o simulado será realizado às 15h em Santa Bárbara, cerca de 1.600 pessoas são esperadas. Essa será a segunda cidade a receber o treinamento. A primeira foi Barão de Cocais, na última segunda-feira (25/3), e teve a participação de 3.626 moradores. 



Últimas