Governo do Estado se reúne com lideranças do Jequitinhonha

Instituto de Desenvolvimento de Minas Gerais apresenta novos projetos estruturantes para o Norte e Nordeste mineiros

Idene reúne líderes do Vale do Jequitinhonha para mostrar planos de desenvolvimento para o Norte e Nordeste do estado

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) apresentou, a prefeitos e líderes regionais do Vale do Jequitinhonha, as suas novas linhas de trabalho para o desenvolvimento da região. O encontro ocorreu em Diamantina, nessa segunda-feira (27/5).

“O Idene passa por uma reestruturação e o direcionamento do Governo Romeu Zema para os municípios e regiões se dará pelo planejamento, organização e coesão, efetividade das ações, atendimento igualitário, técnica e pragmatismo, projetos de desenvolvimento efetivo”, afirmou o diretor-geral do instituto, Nilson Borges.

Entre os projetos estruturantes, o diretor-geral citou a duplicação de trecho da BR-251 entre Montes Claros e Cachoeira do Pajeú, a melhoria das demais estradas que passam pelas regiões Norte e Nordeste do estado, além da atração de mais investimentos para energia solar e estimulo à organização da agricultura familiar para facilitar a comercialização.

“O Idene tem o papel de trabalhar o desenvolvimento. Apresentamos 246 propostas para o Norte de Nordeste de Minas Gerais, com a presença do governador Romeu Zema, em Recife. Em visita a deputados estaduais e federais, eles se comprometeram em colocar emendas parlamentares para a nossa região de abrangência”, ressaltou Borges.

Outro ponto mostrado às lideranças está relacionado à necessidade de os municípios se unirem em consórcios para facilitar a celebração de convênios. “Estamos dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior, e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais”, ressaltou Borges, sobre o ambiente propício à nova fase para o Idene.

Com relação aos projetos em andamento do instituto, a direção apontou que eles continuarão existindo e que, no momento, estão passando por análise para melhoria do funcionamento. No que se refere à reestruturação, o Idene passa a contar com duas diretorias regionais: Norte de Minas e dos Vales. O escritório de Diamantina ficará ligado à regional sediada em Montes Claros e, a outra regional, sediada em Governador Valadares.

Projeto da Frutivale

Na expectativa de conhecer estruturas de desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha, o diretor-geral do Idene esteve no município de Datas, onde visitou as instalações da agroindústria Frutivale. A unidade, que teve recursos para a construção provenientes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, funcionou de 2004 a 2012, processando frutas de 1.400 produtores, de 13 municípios da região.

Nilson Borges também ouviu técnicos e produtores da Emater-MG do município, considerado um dos maiores locais produtores de morango do Brasil. “Queremos fazer com que as coisas funcionem, aproveitar o que existe de estrutura e parcerias como da Emater. Minas está se aproximando também da Sudene”, observou.

O gerente regional da Emater, Wagner Almeida, explicou que, nos últimos anos, a estrutura passou por adequações exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com recursos de emenda parlamentar repassada ao Idene. Entretanto, ainda precisa de ajuda para reparos de equipamentos e outras adaptações exigidas pela Vigilância Sanitária.

A intenção das lideranças locais e regionais, assim como dos produtores, é conseguir recursos para colocar a fábrica novamente em funcionamento. Há expectativa de que a retomada do processamento de frutas traga novas perspectivas para os produtores e a geração de novos empregos na unidade e no campo.