Governo do Estado nomeia 148 novos servidores para Saúde, Segurança Pública e Educação

Lista com os nomes dos profissionais convocados foi divulgada, nesta quarta-feira (3/5), no Diário Oficial dos Poderes do Estado

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais nomeou, nesta quarta-feira (3/5), total de 148 novos servidores. A lista, disponível no Diário Oficial Minas Gerais, apresenta os candidatos nomeados para atuação nas secretarias de Estado de Educação (SEE), Segurança Pública (Sesp) e na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A data das perícias para tomada de posse será divulgada nos sites da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e, no caso das nomeações para a área de Saúde, na página da Fhemig.

Por meio do concurso 01/2016 da Fhemig, o Estado nomeou 45 médicos pediatras para trabalhar no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII). Os novos profissionais vão recompor as equipes do pronto atendimento, nas unidades de Urgência e Emergência, e fortalecer o atendimento a crianças e adolescentes, desafio, hoje, considerado de âmbito nacional. Além disso, os nomeados vão contribuir para a reorganização assistencial do único hospital exclusivamente pediátrico do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

O HIJPII, reconhecido como uma das melhores residências médicas de pediatria do Brasil, é referência em todo o estado. Ao todo, são 157 leitos, com realização, por ano, de 40 mil consultas e cinco mil internações. A unidade da Rede Fhemig também foi a primeira do país a adotar a classificação de risco na área pediátrica, no sistema público, e pioneira na oferta da Conta Paciente. Esta última, é uma prestação de contas ao usuário do SUS, para informar os investimentos que foram realizados para a assistência à sua saúde durante o tratamento ou internação.

Educação e Segurança Pública

Para a Secretaria de Estado de Educação (SEE), foram convocados três novos profissionais para atuação na Educação Básica, nível I, com as disciplinas de Biologia (Pará de Minas), Educação Física (Patos de Minas) e Geografia (Divinópolis). A convocação representa um complemento da última chamada, realizada em 18 de abril de 2017, quando foram nomeados 2.500 servidores aprovados no concurso público edital 01/2011.

Desde o início da gestão, o Governo de Fernando Pimentel nomeou mais de 43.500 professores para os Ensinos Fundamental e Médio. Em 2014, o quadro de servidores efetivos na Educação era de, aproximadamente, um terço do total. As nomeações estão revertendo essa situação, com a garantia das vagas aos concursados aprovados.

Já no âmbito da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), 100 agentes de segurança socioeducativos (ASE) foram nomeados,para atuação nas cidades de Patos de Minas, Montes Claros, Teófilo Otoni, Curvelo, Unaí, Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Divinópolis, Governador Valadares e Uberlândia.

A chamada, relativa ao edital 09/2013, concluído em 2016, segue o calendário pré-determinado em reunião, realizado em 20 de fevereiro deste ano. Vale ressaltar que as nomeações dos agentes não impactam financeiramente o Estado e nem ferem a Lei de Responsabilidade Fiscal, por tratarem-se de substituições de contratos. A última nomeação de ASE foi publicada em 28 de março de 2017.



Últimas