Governo do Estado leva recreação para as crianças de Brumadinho

Iniciativas da Sedese e da PM proporcionam atividades de lazer, esportes e cultura no local

  • ícone de compartilhamento

Os mascotes do Atlético, América e Cruzeiro fizeram a alegria de crianças e adolescentes na região do Parque da Cachoeira, em Brumadinho, nesta terça-feira (5/2). O Galo Doido, o Raposão e o Coelhão garantiram uma manhã de descontração, com brincadeiras, roda de conversas, distribuição de brindes e muitas fotos tiradas pela comunidade.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que reúne as áreas da Assistência Social, Trabalho, Direitos Humanos e Esportes. Desde o último sábado (2/2), está sendo realizada, no Parque da Cachoeira, uma série de atividades recreativas, desportivas e culturais voltadas para as crianças de famílias das vítimas do rompimento da Barragem B1, da Mina do Feijão, em Brumadinho, ocorrido no dia 25 de janeiro.

A ideia do Governo de Minas é proporcionar às crianças e adolescentes essas atividades, como forma de ocupação positiva do tempo livre e distanciamento da dura realidade que essas famílias têm enfrentado.

A atividade, que já beneficiou cerca de 350 crianças e adolescentes, é realizada em parceria com o Sesc, federações, clubes desportivos, prefeitura de Brumadinho, Minas Tênis Clube, Federação Mineira de Vôlei e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais.

As crianças participam de oficinas de esportes (futsal, voleibol, basquetebol, handebol e peteca), de jogos e brincadeiras (tabuleiro, dominó, pega-vareta, queimada, rouba-bandeira, cabo de guerra, corre cutia, mímica, telefone sem fio, corrida de saco, coelho sai da toca, gato e rato e pegador de corrente) e de artes (pintura facial, escultura de balão, dobraduras, desenhos e pintura, colagem e massinha de modelar). Também foram distribuídos brinquedos e brindes doados pelos parceiros do Governo e pelos servidores da Cidade Administrativa de Minas Gerais.

 

Crédito: Divulgação/Sedese
Crédito: Divulgação/Sedese


Projeto da PMMG aposta na solidariedade

Também empenhada em minimizar a dor por que passam as crianças de Brumadinho, a PMMG levou seu projeto Cultura na Base, uma iniciativa da Escola de Formação de Oficiais (EFO), que oferece várias atividades à população. Entre elas, a apresentação de contos comunitários, livros, ações lúdicas para as crianças, como jogos de tabuleiro de damas, massinha de modelar, futebol, cama elástica, pintura e visitas comunitárias.
 

Crédito: Cadete Natália Almeida

A próxima ação será neste final de semana, no sábado (9/2) e no domingo (10/2), na Base Comunitária Móvel da PMMG,  na Rodoviária de Brumadinho (Praça Paulo Alves Moreira, S/N). Os trabalhos são promovidos por cadetes da Academia da PMMG, das 7h às 23h. “Observamos a necessidade de trazer o projeto a Brumadinho, com o propósito de oferecer um alento aos moradores, principalmente para as crianças, que estão abaladas e precisando de um momento de entretenimento”, ressalta o major da PMMG, Flávio Santiago.

A previsão é de que o evento seja realizado sempre nos  finais de semana, do mês de fevereiro, com expectativa de grande número de participantes.

Para o coordenador do projeto, tenente Enézio Vieira, a iniciativa aproxima a corporação da comunidade. “Neste momento difícil, é importante mostrar que a PM quer alcançar as necessidades de cada comunidade e prestar todo o apoio necessário, com um novo conceito. Percebi que as crianças se sentiram à vontade e felizes com o espaço”, destaca.

Além das atividades culturais, o projeto orienta a população sobre o acesso aos serviços da PMMG. E  atua na prevenção da criminalidade na região, inibindo ações de criminosos.



Últimas