Governo do Estado anuncia retomada dos atendimentos da Ouvidoria Móvel

Ação marca o relançamento da Ouvidoria Móvel que, ao longo deste ano, estará presente nos 17 Territórios de Desenvolvimento

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O cidadão que passar pela Praça Sete, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (16/3), poderá registrar reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios sobre os serviços prestados por órgãos públicos estaduais diretamente com o ouvidor-geral do Estado, Wadson Ribeiro.

Os atendimentos serão realizados no posto da Ouvidoria Móvel e também contarão com a presença dos ouvidores especializados de Saúde; Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas; Polícia; Sistema Penitenciário; Ambiental e Educacional.

A atividade, promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), integra o calendário do Dia do Ouvidor, celebrado nacionalmente no dia 16 de março. Segundo o ouvidor-geral, a ação marca o relançamento da Ouvidoria Móvel que, ao longo deste ano, estará presente nos 17 Territórios de Desenvolvimento do estado durante os encontros dos Fóruns Regionais.

“Esses registros poderão servir de subsídio para a criação e o aprimoramento das ações do Governo em cada região. Temos o compromisso constante de ampliar e fortalecer os canais de comunicação da população com o Governo”.

Ainda durante as atividades do Dia do Ouvidor, será anunciada a retomada dos atendimentos presenciais dos ouvidores especializados na Casa dos Direitos Humanos (localizada na Av. Amazonas, 558, no Centro de Belo Horizonte).

Semanalmente, os seis ouvidores irão se revezar em agendas diárias no local. Os atendimentos juntamente com os ouvidores especializados poderão ser agendados pelo Disque Ouvidoria 162. O próprio ouvidor-geral irá manter uma agenda periódica de atendimento no local.

“Nosso objetivo é fazer com que toda essa participação da população encontre canais mais dinâmicos de manifestação e mais ágeis. Levar a Ouvidoria-Geral para o dia a dia do cidadão é também uma forma de democratizar e ampliar a presença do cidadão no próprio Governo do Estado”, reforça o Wadson.

Dados

Em 2016, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) recebeu 24.909 demandas da população mineira, o maior número anual de manifestações da história da OGE. Desse total, 77,27% das demandas já foram respondidas ao cidadão. Outros 22,73% encontram-se em tramitação em outros órgãos do Estado.

Dentre as seis ouvidorias especializadas que compõem a OGE — Educacional, Ambiental, Sistema Penitenciário, Saúde, Polícia e, por fim, Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas — a Educacional foi a mais procurada pela população, com 6.319 registros.

Em segundo lugar na procura, está a Ouvidoria de Saúde, que teve 5.627 registros em 2016, a maioria relacionada à solicitação de medicamentos e queixas sobre os serviços de saúde. Em terceiro no ranking, está a Ouvidoria de Polícia (que reúne assessorias da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros), com 5.300 demandas.

Serviço

A OGE recebe manifestações pelo Disque Ouvidoria (telefone 162), pelo site (www.ouvidoriageral.mg.gov.br) ou na sede do órgão (Rodovia João Paulo II, 4001 - Bairro Serra Verde – Belo Horizonte - MG - Prédio Gerais /12º Andar - CEP 31.630-901). Ofícios e cartas também serão aceitos como manifestações. Na Casa de Direitos Humanos (Avenida Amazonas, 558 - Centro de Belo Horizonte), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.



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