Governo de Minas vistoria obras na área da educação em Datas, no Vale do Jequitinhonha

Objetivo é conhecer entregas do Programa de Fortalecimento das Escolas Municipais, da SEE-MG, que tem investido em melhorias nas unidades de ensino de todo o estado

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema vistoriou, nesta segunda-feira (4/12), as obras realizadas com recursos do Programa de Fortalecimento das Escolas Municipais, da Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), na Escola Municipal Parque de Datas, no Vale do Jequitinhonha. 

Marco Evangelista / Imprensa MG

Na unidade, o recurso possibilitou a construção de uma quadra poliesportiva, em obras, e, em sequência, será utilizado para viabilizar o projeto de uma piscina para aulas e também hidroterapia que será disponibilizada aos alunos. 

A unidade de ensino recebeu R$ 572,8 mil, valor investido pelo Governo de Minas no programa que tem sido aplicado em escolas de todo o estado. 

Iniciativa

Com foco em tecnologia e inovação, a Escola Parque de Datas oferece atividades complementares ao modelo de ensino tradicional, como aulas de teatro, música e inglês. 

O governador Romeu Zema lembrou que essa é uma iniciativa inédita no estado. "Sem dúvidas, é uma iniciativa integral e holística. Uma escola que, no contraturno, ensina arte, música, inglês e tecnologia é algo inédito em Minas Gerais. Inovações desse tipo servem de termômetro para avaliarmos os resultados e levarmos para outras cidades e escolas aquilo que funciona bem", destacou. 

Criada em 2022, a Escola Parque de Datas tem 120 alunos matriculados. Destes, 50 estudantes têm transtorno do espectro autista ou com outras necessidades educacionais especiais. 

Para a superintendente Regional de Ensino de Diamantina, Valdívia Silvânia Gomes, que também participou da agenda, ações como essa ajudam a desenvolver a educação no estado. "Escolas assim permitem que os alunos tenham a possibilidade de descobrir e desenvolver suas habilidades. Investir em educação é sempre válido, uma vez que estamos formando nossos futuros profissionais", ressaltou.

O diretor da unidade de ensino, Paulo Torres, destaca a importância do investimento do Governo de Minas. "O investimento do estado é importante porque ajuda a manter nossa escola em funcionamento. E isso permite continuar o nosso trabalho", finalizou.

Infraestrutura escolar

Ao longo dos últimos quatro anos, o Governo de Minas vem realizando o maior investimento da história na infraestrutura das escolas. O objetivo é proporcionar aos estudantes um ambiente acolhedor, seguro e confortável.

"Toda escola precisa ter uma condição física adequada, um bom telhado, um bom piso, bons banheiros e o que nós estamos vendo aqui em Datas é uma inovação", comentou o governador.

Para o município de Datas, o investimento do Governo de Minas soma R$ 920 mil, entre transporte escolar, renovação do parque tecnológico, troca de mobiliários e equipamentos e também no programa Mãos à Obra na Escola. 

O Mãos à Obra na Escola promove a melhoria da infraestrutura das escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais, com investimento em reformas, ampliações, construções e outras melhorias.

Integração

Ainda em Datas, o governador conversou com moradores locais e pontuou a importância de preservar as tradições históricas. "Minas Gerais é um estado muito vasto em beleza natural, cultural, em fé. Nós temos como dever preservar e incentivar esse patrimônio", frisou. Na cidade, o governador participou ainda de almoço com lideranças locais na Escola Municipal Sítio do Pica-Pau Amarelo.
 



Últimas