Governo de Minas reforça importância do cadastro para receber alertas da Defesa Civil no celular

Avisos de chuvas, enchentes e até ondas de calor são enviados para qualquer aparelho via SMS; saiba como os alertas chegam ao seu telefone

Gratuito, enviado diretamente para o celular e sem necessidade de internet, o sistema de alertas da Defesa Civil é uma ferramenta eficaz para informar a população sobre mudanças repentinas do tempo, seja em uma onda de calor, como a registrada em Minas Gerais e outras partes do país na última semana, ou riscos de enchentes e alagamentos no período chuvoso.

No estado, 1,2 milhão de pessoas estão cadastradas no serviço e já recebem os alertas, porém a cobertura pode ser ainda maior. Pensando nisso, o Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), está à frente da campanha Cadastre Aí, que tem como objetivo incentivar os mineiros a se inscreverem no sistema.

"Os alertas da Defesa Civil abrangem todo tipo de situação, desde ondas de calor intensas até períodos chuvosos. Enquanto focamos na atual onda de calor, é crucial lembrar que sua importância se estende a todas as condições climáticas, sempre buscando garantir a segurança e a preparação para qualquer adversidade”, reforça a tenente Nathalia de Freitas Monteiro, assessora de Comunicação do Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Para começar a receber os avisos, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. É uma ação simples que pode fazer toda a diferença na segurança e preparo da população diante de eventos climáticos adversos.

Como os alertas chegam ao seu celular

O tenente Douglas Constantino Fernandes, diretor de Respostas a Desastres da Cedec, explica que o monitoramento junto à equipe do plantão da Defesa Civil, que trabalha 24 horas por dia para garantir que todos os alertas cheguem no tempo certo à população de determinada cidade.

Trata-se de um trabalho em conjunto, em que a Defesa Civil estabelece uma parceria com os órgãos responsáveis por realizarem o monitoramento meteorológico, como Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais/Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Simge/Igam) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Cedec / Divulgação

“Os plantonistas recebem destas agências os devidos alertas, avisos e previsões relativos ao tempo e ao clima, e também a possibilidade de ocorrência de eventos naturais adversos. A partir disso, os alertas são disparados pela plataforma de Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), do Governo Federal. As informações são repassadas às 18 regionais de Defesa Civil, para que elas também possam se preparar com antecedência”, detalha o militar.

Dentre os tipos de alertas que podem ser enviados pelo sistema, estão incluídos avisos sobre tempestades, áreas sujeitas a alagamento, risco geológico, baixa umidade do ar, onda de calor, entre outros fenômenos meteorológicos que possam representar perigo para os mineiros.

O tenente Constantino ainda destaca a importância de a população se inscrever no sistema. “Prevenir é sempre muito importante para todos. As pessoas que recebem os alertas da Defesa Civil têm informações importantes e precisas sobre mudanças climáticas, e assim podem se preparar com mais antecedência”, destaca.

Cadastre Aí

A campanha começou em 18/9, com uma blitz educativa na Avenida Tereza Cristina, na região Oeste de Belo Horizonte. No dia 22 do mesmo mês, integrantes da Defesa Civil Estadual abordaram servidores da Cidade Administrativa para ensiná-los a receber os alertas pelo celular.

Além disso, durante o Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2023/2024, realizado em outubro na capital, os coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil presentes no evento receberam panfletos para realizarem ações de divulgação em suas respectivas cidades.

A campanha também continua no Instagram da Defesa Civil Estadual (@defesacivil_mg) onde, além de receber alertas meteorológicos que envolvem todo o estado, os seguidores também têm acesso a dicas de segurança para temas específicos, como alagamentos, deslizamentos de terra, vendavais e raios.