Governo de Minas realiza blitz para evitar atropelamentos de animais em rodovias

Cerca de cem veículos foram parados na ação educativa, que busca atenção dos motoristas ao transitar nas estradas

imagem de destaque
Blitz ocorreu na MGT-383, uma das estradas próximas ao parque
  • ícone de compartilhamento

Uma blitz educativa conscientizou motoristas sobre o cuidado para evitar o atropelamento de animais da fauna silvestre que transitam em rodovias de acesso à Área de Proteção Ambiental (APA) São José, em Prados, na região Central de Minas Gerais. A ação foi realizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente.

Ao todo, cerca de cem veículos foram parados na blitz. Os motoristas receberam orientação sobre a importância de respeitarem a legislação de trânsito e sobre os cuidados com os animais que circulam pela pista.

Gerente da unidade de conservação, Itamar Christófaro Silva destacou o cuidado para evitar o atropelamento, principalmente nos períodos noturnos. Segundo ele, a iniciativa partiu dos funcionários da APA e foi reforçada com o apoio operacional da PM. “Coincidentemente, estamos na semana de prevenção à fauna silvestre e foi uma ação muito importante. Os motoristas foram bastante receptivos conosco”, conta. 

A blitz de quarta-feira (19/2) ocorreu na MGT-383, uma das estradas próximas ao parque. “Muitos motoristas não sabem que é uma estrada que está em uma região de inserção de unidade de conservação e não têm esse conhecimento de que os animais atravessam as pistas. Então, foi uma ação para informar e conscientizar”, acrescenta. 

A monitora ambiental da APA São José, Sarah Jordânia, explicou que o atropelamento dos animais ocorre no entorno da unidade. Ela conta que, além da conversa e da entrega de panfletos, os agentes apresentaram o Sistema Urubu. “É uma plataforma colaborativa para registro de animais silvestres atropelados e que tem como objetivo fortalecer a preservação da fauna”.

O sargento Helder Tadeu Santana, da Polícia Militar do Meio Ambiente de São João Del-Rei, participou da blitz. Ele ressaltou que, além de alertar os motoristas sobre os perigos para os animais, a operação também mostrou os problemas para os próprios condutores, já que um atropelamento pode desencadear graves acidentes. 

"Nosso intuito foi conscientizar os motoristas sobre essa parte do trânsito, que é respeitar a velocidade, não ultrapassar em faixa contínua, e respeitar a sinalização de trânsito em geral", afirma o militar. 



Últimas