Governo de Minas mostra apoio ao setor tecnológico em feira de negócios em Uberlândia

Evento no Triângulo Mineiro propõe apresentar, atualizar e criar oportunidades para empresas de diversos setores

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema vistoriou, na tarde desta quinta-feira (23/11), o estande do Governo de Minas montado na Uberlândia Summit 2023, evento realizado no Triângulo Mineiro.

A feira, estrategicamente sediada em Uberlândia, que está entre as principais cidades inteligentes do país, receberá público formado por estudantes, profissionais, expositores, poder público, empresários do ramo de tecnologia e aceleradoras de startups, entre outros.

O objetivo do Estado é gerar oportunidades e networking durante a primeira edição da feira, que deve reunir 2,5 mil pessoas em torno da imersão em tecnologia e transformação digital para os negócios.

"Nós temos feito questão de incentivar esse tipo de evento, de darmos todo apoio, pois é através deles que nós temos condições de fazer o setor produtivo de tecnologia disseminar mais conhecimento. Também é um evento que movimenta o setor de turismo, que traz uma grande melhoria para a atividade econômica da cidade", disse Romeu Zema.

O governador mostrou apoio ao setor tecnológico em Minas Gerais, que se destaca na geração de emprego e renda no estado. “Nosso incentivo ao setor produtivo é como um todo. Nós temos constantemente simplificado a vida de quem trabalha, investe e gera empregos. O setor de tecnologia, para nós, é estratégico. Ele significa melhora no nível de emprego, qualifica mais pessoas, e também dá apoio ao setor produtivo tradicional”.

O Uberlândia Summit é organizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro MG), a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e a Invest Minas.

Atuação

Além da vistoria do governador Romeu Zema, o Governo de Minas contará com equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), da Invest Minas, e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) no evento.

No estande da agência de investimento, haverá atendimento a empresários e gestores, além de apresentação das ações da empresa.

O secretário Executivo de Desenvolvimento, Guilherme da Cunha, fez uma palestra inaugural e técnicos da Invest Minas vão participar do debate “Gestão em Inovação: Benefícios, Políticas Públicas e Competitividade.

Inovação

Realizada entre esta quinta-feira e sexta (24/11), a primeira edição do Uberlândia Summit vai movimentar a cidade ao propor imersão em tecnologia e transformação digital para o universo do empreendedorismo e de negócios de Minas Gerais.

Vale destacar que o Triângulo Mineiro está entre as regiões de maior crescimento econômico do Brasil.

Programação

A agenda do evento é composta por Feira de Negócios, Rodada de Relacionamento, Startup Play, Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) e Fórum de Gestão, que trazem soluções para quem busca transformação digital de negócios de diversas áreas.

A estrutura da feira reúne, ainda, diversos painéis, permitindo que as empresas criem relacionamentos e atraiam investidores.

A proposta do Uberlândia Summit é promover oportunidades de as empresas se atualizarem com o mercado de tecnologia em expansão, e explorarem o melhor do turismo de negócios, com eventos dirigidos a profissionais de setores de alto desempenho presentes na região.

BAT Brasil

Pela manhã, ainda em Uberlândia, o governador Romeu Zema esteve na comemoração de 120 anos da empresa British American Tobacco (BAT) Brasil, antiga Souza Cruz, empresa líder no setor de tabaco no país, que nos últimos anos vem pautando sua produção no desenvolvimento sustentável com ações inovadoras e tecnológicas.

A fábrica localizada na cidade foi inaugurada em 1978 e, atualmente, é responsável por 1,4 mil empregos diretos e 500 indiretos.

Em seu discurso, Zema destacou um dos principais focos do Executivo desde 2019. A geração de emprego e renda para os mineiros.

"Para mim, o melhor programa social, a melhoria de vida das pessoas, o melhor caminho, é o emprego digno. Não podemos criar obstáculos para quem investe, para quem dá essas oportunidades de trabalho. E é isso que BAT faz aqui em Uberlândia", pontuou o governador.

A unidade de Uberlândia é a maior fábrica da BAT em todo o mundo. Somente neste ano, foram investidos mais de R$ 128 milhões para ampliação e modernização da fábrica, o que inclui novos equipamentos e expansão.  Além de atender a todo o mercado brasileiro, a fábrica é um hub de produção para a companhia e exporta para Colômbia, Paraguai e Peru.

“A liderança mundial que o Brasil já possui poderá ser fortalecida ainda mais com novas categorias de produtos, o que atrai mais investimentos para a ampliação da fábrica e mais postos de trabalho, tornando Minas Gerais um polo mundial de produção e tecnologia”, salientou o presidente da BAT Brasil e Latam South, Victor Loria.



Últimas