Governo de Minas monitora evolução e impactos da pandemia no Turismo

Boletim quinzenal é produzido a partir de coleta e análise de dados de diferentes segmentos

Monitoramento indica movimentação da cadeia turística, quais áreas têm sido mais afetadas, quais estão conseguindo manter atividades

Com objetivo de acompanhar de perto os impactos da pandemia da covid-19 no setor, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e do Observatório de Turismo de Minas Gerais (OTMG), divulga o “Boletim do Turismo – Impacto do Coronavírus em Minas Gerais”. A publicação reúne dados monitoráveis e de pesquisas espontâneas da cadeia turística no estado. A última edição foi disponibilizada nessa quarta-feira (6/5) e pode ser acessada neste link.

Produzido quinzenalmente pelo Núcleo de Pesquisa e Estatística da Superintendência de Políticas do Turismo da Secult, o boletim teve a primeira edição em 22/4 (acesse aqui). No levantamento inicial foram compilados dados sobre a movimentação do Aeroporto Internacional de Confins, com a quantidade de voos confirmados e cancelados durante no período de 7 a 13/4, além de indicativos sobre os setores hoteleiro e de serviços e expectativas em relação ao fim da pandemia.

Já a segunda edição, publicada nessa quarta-feira, analisa o período de 24 a 29 de abril (acesse aqui). O documento traz o índice de isolamento social em Minas Gerais, obtido por meio do aplicativo InLoco, e uma estimativa de voos realizados em Confins, de acordo com levantamento prévio realizado pelo site Flight Radar. Outro indicativo é a quantidade de assentos em voos domésticos, dado disponibilizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).

A publicação também traz o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), obtido em pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e que faz um panorama da percepção e das expectativas do empresariado entre os meses de março e abril.

De acordo com a subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, a divulgação do boletim para o público é uma iniciativa fundamental para que toda a cadeia turística do estado entenda, de forma sistematizada, os impactos da pandemia. “Todos os indicativos funcionam como um termômetro para compreendermos como temos sido afetados pela covid-19. É por meio do boletim que passamos o atual retrato do setor para empreendedores do turismo, entidades e demais interessados na área”, explica.

A subsecretária também destaca que a elaboração do boletim tem forte relação com as políticas públicas de Turismo que podem vir a ser adotadas no médio e no longo prazo. “O monitoramento dos dados é muito importante, já que eles vão nos indicar a movimentação da cadeia turística, quais áreas têm sido mais afetadas, as que estão conseguindo manter suas atividades. O entendimento desse cenário vai nos ajudar a elaborar, de forma ainda mais consistente, as políticas públicas necessárias para o Turismo ao longo do tempo”, conclui.

Impacto em números

Dados obtidos por pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre a atividade econômica do trade turístico durante a segunda quinzena de março estão na primeira edição do boletim, liberada em 22/4. Os números levantados apontam a atuação dos pequenos negócios durante a pandemia, como a paralisação das atividades impactou a rotina orçamentária das empresas e a porcentagem de empresários que solicitaram crédito ou precisaram reduzir o quadro de funcionários.

Pesquisa realizada pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) indica que 96% dos hotéis pretendem reabrir até julho deste ano. A retomada gradual dos serviços no estado pode ser reforçada pelo programa Minas Consciente – retomando a economia do jeito certo. A iniciativa lançada pelo Governo de Minas apresenta protocolos sanitários para que os municípios recomecem, gradualmente, as atividades econômicas.

Análise e interpretação

O boletim é resultado de consulta a diversas fontes, como Anac, Sebrae, além de sites e blogs especializados em Turismo, e os números são cruzados e interpretados de acordo com a demanda de cada segmento analisado.

É também por meio da coleta sistêmica de informações que são estabelecidos parâmetros de monitoramento. No caso da taxa de ocupação hoteleira, é possível acompanhar a evolução da situação em Minas Gerais, ao se comparar dados vigentes com os meses anteriores e também com o mesmo mês do ano anterior.

Além do “Boletim do Turismo – Impacto do Coronavírus em Minas Gerais” o OTMG também disponibiliza em seu site outros boletins referentes ao trade turístico do estado e à cadeia do setor.